A utilização das tecnologias digitais, por meio do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, ampliou a possibilidade da busca de qualificação em distintas áreas para os indivíduos. Destarte, para que a aprendizagem ocorra nessa modalidade de ensino, é necessário combinar recursos de diversas mídias, e, mais recentemente, a Internet, como meio de disseminação e compartilhamento do conhecimento. Outrossim, destaca-se que os materiais didáticos são planejados e implementados para todos encargos didáticos do curso para que possam ser armazenados em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) fomentando o processo de ensino aprendizagem. Destaca-se que no AVA pode ocorrer dois tipos de interatividade síncrona e assíncrona. No entanto, é notório destacar algumas lacunas de formação docente no que tange á preparação para o trabalho na EaD. Dentre os desafios, a falta de capacitação na utilização de tecnologias no ambiente virtual de aprendizagem. Com isso, algumas indagações emergem tais como: De que forma estimular os discentes para que se alcance o processo de ensino aprendizagem? Os docentes estão preparados ontologicamente para o ensino EAD? Tais questionamentos direcionam a olhares mais reflexivos reforçamento a importância de elaboração de estratégias que busquem novas perspectivas voltadas para o processo de aprendizagem. Neste viés, é inegável que as formações devem estimular o conhecimento em metodologias direcionadas ao pensamento técnico, crítico e transformador da realidade. Assim, é fundamental que os docentes tenham a visão do todo institucional, sendo gestão e docente como sujeitos do processo. Nesse direcionamento surge os desafios para a gestão educacional buscando compreender o engajamento político pedagógico e o elo com a questão ontológica do ser social de Lukács. Assim o objetivo desse artigo é apresentar reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica e a importância da Escola Unitária, Ontologia e formação omnilateral na perspectiva do ensino na modalidade de educação a distância.