O estudo é o recorte parcial de uma pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, no IFSUL - Campus Charqueadas. A pesquisa teve como objetivo mapear a produção acadêmica sobre o tema Permanência e Êxito Escolar das Estudantes Mães no IFRS, Campus Rio Grande, nos últimos anos, entre 2017-2022. A metodologia utilizada é bibliográfica, através do estado do conhecimento (sobre o tema), inicialmente, a partir dos descritores “Estudantes mães”, “Educação profissional e Tecnológica”, “Educação e Maternidade”, “Assistência Estudantil” e “Permanência e Êxito”; efetuou-se uma busca em indexadores como o Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Google Acadêmico, Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e Scielo Brasil. Dessa forma, a preferência para dissertações, teses e artigos sobre estudantes mães nos cursos nos Institutos Federais, na área da educação. Nesse contexto, a pesquisa buscou realizar uma análise crítica, considerando a formação humana integral na educação profissional e tecnológica. Portanto, depois do mapeamento realizado sobre o tema foram selecionados 12 trabalhos relacionando direta e indiretamente sobre Estudantes Mães, Educação Profissional e Tecnológica e Permanência e Êxito. As análises realizadas apontam para a necessidade de fomentar mais pesquisas sobre as estudantes mães nos Institutos Federais, pois a maior produção acadêmica sobre o assunto é nas universidades. Nesse sentindo, a importância de pesquisas sobre essa temática, para discussão e elaboração de políticas institucionais em relação as necessidades dessas estudantes, com o objetivo de permanência e êxito escolar.