GAMIFICAÇÃO: OLHARES E IMPACTOS NOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO E EVASÃO ESCOLAR
"2024-01-24 13:53:48" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105482 "edicao_id" => 340 "trabalho_id" => 4341 "inscrito_id" => 4120 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO: OLHARES E IMPACTOS NOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO E EVASÃO ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo objetiva investigar a relação entre uma atividade gamificada e os índices de reprovação e evasão escolar, e ainda, propor e discutir a aplicação de um produto educacional com vistas a contribuir com a temática e com a articulação entre as múltiplas formas de ensinar e atividade docente. Tomou-se como construto teórico: Metodologias Ativas (Moran, 2015), Gamificação (Alves, 2015), Círculo Mágico (Huizinga, 2022) e Teoria do Flow (Mihaly, 2014). Através de análises de dados qualitativos e quantitativos colhidos na aplicação do produto educacional foi possível observar e mensurar as suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. Utilizou-se na pesquisa o procedimento técnico ex-post facto por meio de uma abordagem qualitativa descritiva, onde buscou-se compreender o fenômeno analisado através de análises relacionadas às percepções de discentes e docentes que foram público alvo da investigação. Foi possível constatar que as reduções dos índices de evasão e reprovação possuem relação direta ao engajamento social promovido pela aplicação da atividade proposta como produto educacional. Soma-se a isso a constatação de que a aplicação das atividades gamificadas estimularam um olhar atento para o processo de ensino, valorizando a exploração de novas habilidades e conjecturas, que não seriam possíveis em um ambiente escolar estritamente tradicional." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID4120_TB4341_14112023163506.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:12:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO BALDO" "autor_nome_curto" => "Sandro Baldo" "autor_email" => "sandro.baldo@ifsudestemg.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105482 "edicao_id" => 340 "trabalho_id" => 4341 "inscrito_id" => 4120 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO: OLHARES E IMPACTOS NOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO E EVASÃO ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo objetiva investigar a relação entre uma atividade gamificada e os índices de reprovação e evasão escolar, e ainda, propor e discutir a aplicação de um produto educacional com vistas a contribuir com a temática e com a articulação entre as múltiplas formas de ensinar e atividade docente. Tomou-se como construto teórico: Metodologias Ativas (Moran, 2015), Gamificação (Alves, 2015), Círculo Mágico (Huizinga, 2022) e Teoria do Flow (Mihaly, 2014). Através de análises de dados qualitativos e quantitativos colhidos na aplicação do produto educacional foi possível observar e mensurar as suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. Utilizou-se na pesquisa o procedimento técnico ex-post facto por meio de uma abordagem qualitativa descritiva, onde buscou-se compreender o fenômeno analisado através de análises relacionadas às percepções de discentes e docentes que foram público alvo da investigação. Foi possível constatar que as reduções dos índices de evasão e reprovação possuem relação direta ao engajamento social promovido pela aplicação da atividade proposta como produto educacional. Soma-se a isso a constatação de que a aplicação das atividades gamificadas estimularam um olhar atento para o processo de ensino, valorizando a exploração de novas habilidades e conjecturas, que não seriam possíveis em um ambiente escolar estritamente tradicional." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID4120_TB4341_14112023163506.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:12:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO BALDO" "autor_nome_curto" => "Sandro Baldo" "autor_email" => "sandro.baldo@ifsudestemg.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 340 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "logo" => null "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 340 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "logo" => null "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 216 "edicao_id" => 340 "codigo" => "978-85-61702-93-9" "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA (IFCE)<br />\r\n CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES (IFAL)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO (EPJSV)<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 216 "edicao_id" => 340 "codigo" => "978-85-61702-93-9" "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA (IFCE)<br />\r\n CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES (IFAL)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO (EPJSV)<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }