Artigo CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-93-9

VARIAÇÕES MORFOANATÔMICAS EM SISTEMAS SUBTERRÂNEOS DE PLANTAS DA FAMÍLIA ASTERACEAE

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2024-01-24 13:53:48" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105500
    "edicao_id" => 340
    "trabalho_id" => 8277
    "inscrito_id" => 1187
    "titulo" => "VARIAÇÕES MORFOANATÔMICAS EM SISTEMAS SUBTERRÂNEOS DE PLANTAS DA FAMÍLIA ASTERACEAE"
    "resumo" => "Algumas plantas apresentam adaptações estruturais evidentes, como órgãos armazenadores de água. Dentre os órgãos vegetais, os sistemas subterrâneos possuem importantes características consideradas xeromórficas como o fato de serem superficiais, tuberificados e armazenadores, associadas a funções como o armazenamento de nutrientes e água, multiplicação de indivíduos novos. Espécies da família Asteraceae apresentam essas características em suas estruturas subterrâneas. Apesar do conhecimento pré-existente acerca das estruturas subterrâneas em espécies de Asteraceae, se faz necessário reconhecer quais são essas estruturas e como elas estão definidas. Dessa forma o objetivo do estudo foi realizar um levantamento bibliográfico para identificar quais tipos de estruturas subterrâneas são descritas para espécies da família Asteraceae e discutir sobre definições propostas para algumas dessas estruturas. Para identificar quais e quantas estruturas subterrâneas foram descritas para família Asteraceae foi realizado um levantamento nas plataformas: Scopus, Web of Science, Scielo, Science Direct. Em todas as plataformas foi utilizada uma combinação de palavras-chave. foram identificadas seis tipologias de estruturas subterrâneas para Asteraceae, sendo elas: xilopódio, rizoma, rizóforo, raízes gemíferas, tubérculos caulinares e raízes não espessadas. Os dados mostram que as definições estruturais empregadas para as espécies de Asteraceae são complexas e amplamente debatidas se fazendo necessário mais estudos acerca do tema."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "667477cb356fc_20062024154115.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:12:28"
    "updated_at" => "2024-06-20 15:41:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA SOUZA DA"
    "autor_email" => "mayara_souza50@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105500
    "edicao_id" => 340
    "trabalho_id" => 8277
    "inscrito_id" => 1187
    "titulo" => "VARIAÇÕES MORFOANATÔMICAS EM SISTEMAS SUBTERRÂNEOS DE PLANTAS DA FAMÍLIA ASTERACEAE"
    "resumo" => "Algumas plantas apresentam adaptações estruturais evidentes, como órgãos armazenadores de água. Dentre os órgãos vegetais, os sistemas subterrâneos possuem importantes características consideradas xeromórficas como o fato de serem superficiais, tuberificados e armazenadores, associadas a funções como o armazenamento de nutrientes e água, multiplicação de indivíduos novos. Espécies da família Asteraceae apresentam essas características em suas estruturas subterrâneas. Apesar do conhecimento pré-existente acerca das estruturas subterrâneas em espécies de Asteraceae, se faz necessário reconhecer quais são essas estruturas e como elas estão definidas. Dessa forma o objetivo do estudo foi realizar um levantamento bibliográfico para identificar quais tipos de estruturas subterrâneas são descritas para espécies da família Asteraceae e discutir sobre definições propostas para algumas dessas estruturas. Para identificar quais e quantas estruturas subterrâneas foram descritas para família Asteraceae foi realizado um levantamento nas plataformas: Scopus, Web of Science, Scielo, Science Direct. Em todas as plataformas foi utilizada uma combinação de palavras-chave. foram identificadas seis tipologias de estruturas subterrâneas para Asteraceae, sendo elas: xilopódio, rizoma, rizóforo, raízes gemíferas, tubérculos caulinares e raízes não espessadas. Os dados mostram que as definições estruturais empregadas para as espécies de Asteraceae são complexas e amplamente debatidas se fazendo necessário mais estudos acerca do tema."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "667477cb356fc_20062024154115.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:12:28"
    "updated_at" => "2024-06-20 15:41:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA SOUZA DA"
    "autor_email" => "mayara_souza50@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 340
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg"
        "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:53:48"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 340
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg"
        "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:53:48"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 216
                "edicao_id" => 340
                "codigo" => "978-85-61702-93-9"
                "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n
                  BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;(IFCE)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n
                  DIEGO DOS SANTOS ALVES&nbsp;(IFAL)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO &nbsp;(EPJSV)<br />\r\n
                  G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n
                  GISELLE &nbsp;MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n
                  JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:53:48"
                "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 216
                "edicao_id" => 340
                "codigo" => "978-85-61702-93-9"
                "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n
                  BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;(IFCE)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n
                  DIEGO DOS SANTOS ALVES&nbsp;(IFAL)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO &nbsp;(EPJSV)<br />\r\n
                  G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n
                  GISELLE &nbsp;MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n
                  JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:53:48"
                "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Algumas plantas apresentam adaptações estruturais evidentes, como órgãos armazenadores de água. Dentre os órgãos vegetais, os sistemas subterrâneos possuem importantes características consideradas xeromórficas como o fato de serem superficiais, tuberificados e armazenadores, associadas a funções como o armazenamento de nutrientes e água, multiplicação de indivíduos novos. Espécies da família Asteraceae apresentam essas características em suas estruturas subterrâneas. Apesar do conhecimento pré-existente acerca das estruturas subterrâneas em espécies de Asteraceae, se faz necessário reconhecer quais são essas estruturas e como elas estão definidas. Dessa forma o objetivo do estudo foi realizar um levantamento bibliográfico para identificar quais tipos de estruturas subterrâneas são descritas para espécies da família Asteraceae e discutir sobre definições propostas para algumas dessas estruturas. Para identificar quais e quantas estruturas subterrâneas foram descritas para família Asteraceae foi realizado um levantamento nas plataformas: Scopus, Web of Science, Scielo, Science Direct. Em todas as plataformas foi utilizada uma combinação de palavras-chave. foram identificadas seis tipologias de estruturas subterrâneas para Asteraceae, sendo elas: xilopódio, rizoma, rizóforo, raízes gemíferas, tubérculos caulinares e raízes não espessadas. Os dados mostram que as definições estruturais empregadas para as espécies de Asteraceae são complexas e amplamente debatidas se fazendo necessário mais estudos acerca do tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.