EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE
"2024-01-24 13:53:48" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105488 "edicao_id" => 340 "trabalho_id" => 5084 "inscrito_id" => 9284 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a relação dos pensamentos de Paulo Freire com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como base uma educação libertadora, dialógica e democrática, coadunada com os fundamentos da EPT da formação humana integral, onde o educando seja capaz de uma tomada de consciência sobre o seu papel social na construção de sua história, produzir conhecimento, compreendendo o processo produtivo, eliminando qualquer forma de discriminação e exclusão. Nesse percurso propõe-se uma reflexão sobre o pensamento de Paulo Freire no que diz respeito a educação como ato de humanização, de autonomia, de liberdade e de esperança. Posteriormente discorre sobre a oferta da EPT de nível médio sob a concepção de formação unitária, tendo o trabalho como fundamento da educação como uma prática social. Procura-se, assim responder ao questionamento: como o espaço escolar da Educação Profissional e Tecnológica de nível médio pode se tornar um local de diálogo, possibilitando que a educação não fique somente pautada na transmissão do conhecimento e se consolide como problematizadora, onde os alunos participem ativamente do seu processo de formação? No intuito de responder ao questionamento, este estudo é caracterizado como qualitativo, com uma abordagem bibliográfica através da análise das obras de Paulo Freire e de obras que versam sobre o tema da Educação Profissional e Tecnológica que abordam a formação dos sujeitos capazes de atuar de forma crítica na sociedade através do exercício da cidadania e o rompimento da visão reducionista da educação e da EPT." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID9284_TB5084_02092023182529.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:12:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANY MARIA ARAUJO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ROSEANY" "autor_email" => "roseanyalmeida14@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105488 "edicao_id" => 340 "trabalho_id" => 5084 "inscrito_id" => 9284 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a relação dos pensamentos de Paulo Freire com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como base uma educação libertadora, dialógica e democrática, coadunada com os fundamentos da EPT da formação humana integral, onde o educando seja capaz de uma tomada de consciência sobre o seu papel social na construção de sua história, produzir conhecimento, compreendendo o processo produtivo, eliminando qualquer forma de discriminação e exclusão. Nesse percurso propõe-se uma reflexão sobre o pensamento de Paulo Freire no que diz respeito a educação como ato de humanização, de autonomia, de liberdade e de esperança. Posteriormente discorre sobre a oferta da EPT de nível médio sob a concepção de formação unitária, tendo o trabalho como fundamento da educação como uma prática social. Procura-se, assim responder ao questionamento: como o espaço escolar da Educação Profissional e Tecnológica de nível médio pode se tornar um local de diálogo, possibilitando que a educação não fique somente pautada na transmissão do conhecimento e se consolide como problematizadora, onde os alunos participem ativamente do seu processo de formação? No intuito de responder ao questionamento, este estudo é caracterizado como qualitativo, com uma abordagem bibliográfica através da análise das obras de Paulo Freire e de obras que versam sobre o tema da Educação Profissional e Tecnológica que abordam a formação dos sujeitos capazes de atuar de forma crítica na sociedade através do exercício da cidadania e o rompimento da visão reducionista da educação e da EPT." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID9284_TB5084_02092023182529.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:12:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANY MARIA ARAUJO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ROSEANY" "autor_email" => "roseanyalmeida14@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 340 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "logo" => null "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 340 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "logo" => null "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 216 "edicao_id" => 340 "codigo" => "978-85-61702-93-9" "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA (IFCE)<br />\r\n CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES (IFAL)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO (EPJSV)<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 216 "edicao_id" => 340 "codigo" => "978-85-61702-93-9" "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA (IFCE)<br />\r\n CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES (IFAL)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO (EPJSV)<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }