O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a relação dos pensamentos de Paulo Freire com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como base uma educação libertadora, dialógica e democrática, coadunada com os fundamentos da EPT da formação humana integral, onde o educando seja capaz de uma tomada de consciência sobre o seu papel social na construção de sua história, produzir conhecimento, compreendendo o processo produtivo, eliminando qualquer forma de discriminação e exclusão. Nesse percurso propõe-se uma reflexão sobre o pensamento de Paulo Freire no que diz respeito a educação como ato de humanização, de autonomia, de liberdade e de esperança. Posteriormente discorre sobre a oferta da EPT de nível médio sob a concepção de formação unitária, tendo o trabalho como fundamento da educação como uma prática social. Procura-se, assim responder ao questionamento: como o espaço escolar da Educação Profissional e Tecnológica de nível médio pode se tornar um local de diálogo, possibilitando que a educação não fique somente pautada na transmissão do conhecimento e se consolide como problematizadora, onde os alunos participem ativamente do seu processo de formação? No intuito de responder ao questionamento, este estudo é caracterizado como qualitativo, com uma abordagem bibliográfica através da análise das obras de Paulo Freire e de obras que versam sobre o tema da Educação Profissional e Tecnológica que abordam a formação dos sujeitos capazes de atuar de forma crítica na sociedade através do exercício da cidadania e o rompimento da visão reducionista da educação e da EPT.