A EDUCAÇÃO COMO PROJETO DE FUTURO: PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM IMAGINANDO SUA ATUAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19
"2024-01-24 13:53:48" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105470 "edicao_id" => 340 "trabalho_id" => 1247 "inscrito_id" => 7202 "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO PROJETO DE FUTURO: PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM IMAGINANDO SUA ATUAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O profissional de enfermagem está presente nos processos de cuidado em todas as fases da vida, do nascer ao morrer, sendo vital na implantação e manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia da COVID-19 esta profissão ganhou visibilidade especial, contudo, também enfrentou um cenário de negacionismo científico, precarização nas condições de trabalho, falta de preparação técnica e de recursos no SUS. Nesta pesquisa, objetivou-se investigar como profissionais de enfermagem revisitam suas experiências de atuação na pandemia e imaginam seu futuro profissional. Partimos do referencial teórico-metodológico histórico-relacional desenvolvido por Zittoun e colaboradores e da psicodinâmica do trabalho de Dejours. Participaram deste estudo duas profissionais de enfermagem de um hospital de Recife-PE. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e a produção de uma Cápsula do Tempo, técnica metodológica desenvolvida neste estudo. Como resultados, foram identificados: 1) as participantes trouxeram que, durante a pandemia, houve o medo da própria morte e de ser vetor de contaminação para terceiros, interferindo no autocuidado e nas relações interpessoais; 2) suas imaginações de futuro estiveram relacionadas com projetos de educação continuada, como pós-graduação e estágios; 3) o prazer no trabalho as incentivou a projetar o desenvolvimento profissional na educação, contudo sinalizam desafios enfrentados: cargas horárias excessivas, condições de trabalho insalubres e baixa remuneração. Nesse sentido, apontamos a importância da imaginação na revisitação do passado e na construção do futuro profissional das participantes. Ademais, discutimos que a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, preconizada pelo SUS, ainda encontra barreiras na propiciação do contínuo aprendizado dos profissionais. Por fim, pontuamos a necessidade de políticas públicas que proporcionem melhores condições de acessibilidade na oferta de cursos, espaços dialógicos para fortalecimento da identidade profissional, e iniciativas para reconhecimento político-institucional, viabilizando a concretização da educação permanente que já é presente e desejada no imaginar das profissionais sobre seu futuro." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID7202_TB1247_24102023193336.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:12:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "alicevaasconcelos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105470 "edicao_id" => 340 "trabalho_id" => 1247 "inscrito_id" => 7202 "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO PROJETO DE FUTURO: PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM IMAGINANDO SUA ATUAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O profissional de enfermagem está presente nos processos de cuidado em todas as fases da vida, do nascer ao morrer, sendo vital na implantação e manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia da COVID-19 esta profissão ganhou visibilidade especial, contudo, também enfrentou um cenário de negacionismo científico, precarização nas condições de trabalho, falta de preparação técnica e de recursos no SUS. Nesta pesquisa, objetivou-se investigar como profissionais de enfermagem revisitam suas experiências de atuação na pandemia e imaginam seu futuro profissional. Partimos do referencial teórico-metodológico histórico-relacional desenvolvido por Zittoun e colaboradores e da psicodinâmica do trabalho de Dejours. Participaram deste estudo duas profissionais de enfermagem de um hospital de Recife-PE. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e a produção de uma Cápsula do Tempo, técnica metodológica desenvolvida neste estudo. Como resultados, foram identificados: 1) as participantes trouxeram que, durante a pandemia, houve o medo da própria morte e de ser vetor de contaminação para terceiros, interferindo no autocuidado e nas relações interpessoais; 2) suas imaginações de futuro estiveram relacionadas com projetos de educação continuada, como pós-graduação e estágios; 3) o prazer no trabalho as incentivou a projetar o desenvolvimento profissional na educação, contudo sinalizam desafios enfrentados: cargas horárias excessivas, condições de trabalho insalubres e baixa remuneração. Nesse sentido, apontamos a importância da imaginação na revisitação do passado e na construção do futuro profissional das participantes. Ademais, discutimos que a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, preconizada pelo SUS, ainda encontra barreiras na propiciação do contínuo aprendizado dos profissionais. Por fim, pontuamos a necessidade de políticas públicas que proporcionem melhores condições de acessibilidade na oferta de cursos, espaços dialógicos para fortalecimento da identidade profissional, e iniciativas para reconhecimento político-institucional, viabilizando a concretização da educação permanente que já é presente e desejada no imaginar das profissionais sobre seu futuro." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID7202_TB1247_24102023193336.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:12:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "alicevaasconcelos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 340 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "logo" => null "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 340 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20" "logo" => null "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg" "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 216 "edicao_id" => 340 "codigo" => "978-85-61702-93-9" "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA (IFCE)<br />\r\n CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES (IFAL)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO (EPJSV)<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 216 "edicao_id" => 340 "codigo" => "978-85-61702-93-9" "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA (IFCE)<br />\r\n CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES (IFAL)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO (EPJSV)<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:53:48" "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }