A Sociologia possui muitos temas importantes, dentre estes está à discussão sobre sociedade e meio ambiente, atualmente este tema aparece no currículo de forma bem superficial e sendo associado a outros componentes curriculares, por meio da transversalidade e interdisciplinaridade. Contudo o olhar sociológico sobre esse conteúdo é relevante, pois trata diversas dimensões como a cultural, política, econômica e social. Ao levarmos essas questões para sala de aula, nem sempre temos materiais didáticos que nos auxiliem nas metodologias de ensino. Realizamos então uma pesquisa bibliográfica nos livros de sociologia do PNLD 2018, considerando que atualmente estudantes das segundas e terceiras séries do Ensino Médio utilizam esse material, e analisando estas obras compreendemos que é necessário pensar em novas metodologias e preparar materiais estruturados que possam auxiliar os estudantes sobre as questões socioambientais. A partir dessa análise propusemos usar a metodologia da Pedagogia Histórico- Crítica, priorizando diálogos e reflexões sobre as questões socioambientais e o cotidiano dos estudantes. O ensino de sociologia e a questão ambiental proporcionam um novo olhar, mais amplo e mais crítico, trazendo assim, novas formas de interação e transformação da realidade social dos estudantes que participaram dessa experiência de ensino da sociologia.