Este trabalho resulta de uma atividade extensionista intitulada “Memórias e histórias da Escola Zumbi dos Palmares- Colombo/Pr: o uso de imagens na (re)construção da memória das histórias de luta da comunidade", vinculada ao Projeto "Direitos sociais, inovação e disseminação de memórias de luta na Vila Zumbi dos Palmares em Colombo - PR”, desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Regional (PDUR) da UFPR e financiado pelo Estado do Paraná por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) através do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF). Seu objetivo central consiste no resgate e registro das memórias da/na comunidade, a partir das experiências dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, compartilhadas nas oficinas de relicários e dos lambes, realizadas nos espaços da escola e da Vila. Para isso, articulamos em referencial teórico-metodológico Paulo Freire, bell hooks, Maurice Halbwachs e George Simmel. Por meio dessas oficinas, foi possível apreender o processo de recuperação e construção da memória no ambiente escolar. Em relevo, as conclusões obtidas tangenciam a centralidade da interação na produção e recuperação da memória na escola. De antemão, os encaminhamentos futuros desta pesquisa são as múltiplas possibilidades de análises contidas nesta experiência, como os desdobramentos da memória relacionados à ascensão de novas linguagens na comunicação, especialmente na era da inovação.