Este trabalho resulta de uma sondagem sobre a concepção de natureza de um grupo de estudantes da E.M.T.I. Governador Adauto Bezerra, Massapê-CE. A realização desta sondagem foi motivada pela necessidade de entendermos a percepção de natureza dos estudantes que cursam a Unidade Curricular: Ciência e natureza, construindo nossa sustentabilidade que compõe a trilha de aprendizagem: “Sustentabilidade do nosso mundo”, formada pelas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicada e Ciências da Natureza. Nosso objetivo foi identificar a percepção que os discentes têm da natureza, a fim de alinharmos a experiência de ensino-aprendizagem à realidade experienciada por eles. A metodologia utilizada foi a cartografia social. O uso deste método consistiu na elaboração de desenhos pelos estudantes, de forma livre, para representar suas percepções sobre a ideia de natureza. A partir das cartografias elaboradas pelos discentes, pudemos perceber que apresentam uma diversidade de noções sobre a natureza, entretanto, verificamos a predominância de desenhos relacionados ao verde, a flora, a fauna, aos risos, além de evidenciarem o rural em detrimento do urbano. Os dados construídos por meio desta sondagem nos auxiliaram na elaboração de planos de aulas alinhados com a percepção de natureza do grupo estudado.