O trabalho teórico tem por objetivo tratar da relação dos meios de comunicação com a reprodução das desigualdades sociais no Brasil e como a contribuição da Sociologia pode auxiliar no amadurecimento da interpretação do produto midiático atribuindo um olhar crítico, reflexivo e autônomo que deve ser construído para melhor compreender seu contexto social múltiplo, em detrimento ao contexto capitalista/neoliberal. Refletir sobre o mecanismo de dominação, neste caso os veículos de comunicação que produzem e reproduzem ideais de cunho econômico, social e cultural fundamentais para a formação da identidade social. Observando o domínio da elite ao longo do tempo e sua contribuição para a manutenção das desigualdades. Destacar o impacto social causado pela massificação de produtos, informações, comportamentos, feito pela mídia e como reflete na educação, especificamente na aula de Sociologia. Pensar as ciências sociais como instrumento para esclarecer estereótipos elaborados por veículos de comunicação, principalmente entre os jovens que tendem a consumir produtos elaborados pela mídia, a mesma que marginaliza, segrega, informa e desinforma contando com a existência da Fake News nos meios digitais. E finalmente, levantar alguns pontos que reforçam a contribuição sociológica para o enfrentamento dessas desigualdades através do estudo das ciências sociais desde a educação básica.