Um professor, uma professora são feitos (a) de muitos professores e de muitas professoras. A diversidade de exemplos, de práticas pedagógicas e de experiências de vida são elementos que engrandecem a formação docente. Paulo Freire é um dos exemplos que fortalecem a formação docente ao afirmar a condição política do exercício da docência e seu papel na formação da consciência discente, destacando, deste modo, sua importância para a sociedade. Freire acreditava que capacitar-se para o início de sua atividade era um dever que se apresentava para o (a) futuro (a) docente, correlacionado à sua responsabilidade ética, política e profissional. Criado pelo CAPES, o Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma importante ferramenta na construção de uma formação docente. No curso de Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Londrina, a experiência do PRP, nos permitiu constituir uma comunidade, nos termos de bell hooks. A presente proposta objetiva: 1. Refletir sobre a contribuição da Pedagogia de Freire e bell hooks para a formação docente em Sociologia; 2. Relacionar a experiência do PRP com a construção de uma prática docente voltada para a interculturalidade. Para tanto, propõe-se a discussão das contribuições teóricas oferecidas por Freire e bell hooks em paralelo ao relato das atividades desenvolvidas, ao longo dos últimos seis meses no Programa, restando por produzir uma pesquisa bibliográfica e um ensaio etnográfico. A comunidade formada tem contribuído para o debate de temas como Valorização da Ciência e do Ensino de Sociologia; Cidadania e Democracia. Espera-se com a experiência do Residência Pedagógica, residentes, preceptoras, coordenadoras de área e estudantes do Ensino Médio vivam a Sociologia e conheçam ou reconheçam sua boniteza.