O presente trabalho é produto da minha dissertação de mestrado, realizada no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – ProfSocio, associada Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e corresponde ao conteúdo produzido a partir de um de seus objetivos de pesquisa, a saber: a investigação do lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), entendendo este à luz da teoria crítica do currículo (APPLE, 1995/1996; 2006) e da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2012; 2016). Um dos fundamentos centrais da abordagem centra-se na compreensão da educação e, consequentemente do currículo, como produto da dinâmica social mais geral, assim como produtor (seja de desigualdades ou como objeto de disputa) das relações sociais na contemporaneidade, ou seja, em face da fase de reestruturação produtiva do capital e do Neoliberalismo como organizador das relações sociais (APPLE, 1995). Partimos do pressuposto de que o currículo não pode ser entendido a partir de uma perspectiva “fechada” e neutra, apontando para necessidade de uma compreensão mais abrangente e, em se tratando da disciplina de Sociologia, analisando o lugar que o componente ocupa na DCRC, considerando suas particularidades didático-pedagógicas e históricas. Dessa forma, o objetivo central deste trabalho é analisar o lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Para alcançar este objetivo, realizamos uma pesquisa, de tipo qualitativa, a partir da análise documental proposta por Cellard (2008), elencando os principais documentos que norteiam a implementação da BNCC no estado do Ceará, a saber as fontes foram: O Plano de Implementação da BNCC no estado do Ceará (PLI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC).