Artigo E-book VIII ENESEB

E-books

ISBN: 978-85-61702-69-4

NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS CURRICULARES: UMA ANÁLISE DO LUGAR DA SOCIOLOGIA NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL
"2024-01-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102546
    "edicao_id" => 312
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 674
    "titulo" => "NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS CURRICULARES: UMA ANÁLISE DO LUGAR DA SOCIOLOGIA NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho é produto da minha dissertação de mestrado, realizada no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – ProfSocio, associada Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e corresponde ao conteúdo produzido a partir de um de seus objetivos de pesquisa, a saber: a investigação do lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), entendendo este à luz da teoria crítica do currículo (APPLE, 1995/1996; 2006) e da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2012; 2016). Um dos fundamentos centrais da abordagem centra-se na compreensão da educação e, consequentemente do currículo, como produto da dinâmica social mais geral, assim como produtor (seja de desigualdades ou como objeto de disputa) das relações sociais na contemporaneidade, ou seja, em face da fase de reestruturação produtiva do capital e do Neoliberalismo como organizador das relações sociais (APPLE, 1995). Partimos do pressuposto de que o currículo não pode ser entendido a partir de uma perspectiva “fechada” e neutra, apontando para necessidade de uma compreensão mais abrangente e, em se tratando da disciplina de Sociologia, analisando o lugar que o componente ocupa na DCRC, considerando suas particularidades didático-pedagógicas e históricas. Dessa forma, o objetivo central deste trabalho é analisar o lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Para alcançar este objetivo, realizamos uma pesquisa, de tipo qualitativa, a partir da análise documental proposta por Cellard (2008), elencando os principais documentos que norteiam a implementação da BNCC no estado do Ceará, a saber as fontes foram: O Plano de Implementação da BNCC no estado do Ceará (PLI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID674_TB120_19062023202904.pdf"
    "created_at" => "2024-01-22 16:12:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILAS SOUZA SAVEDRA"
    "autor_nome_curto" => "SILAS"
    "autor_email" => "silassaavedraba@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png"
    "data_publicacao" => "2024-01-15"
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102546
    "edicao_id" => 312
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 674
    "titulo" => "NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS CURRICULARES: UMA ANÁLISE DO LUGAR DA SOCIOLOGIA NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho é produto da minha dissertação de mestrado, realizada no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – ProfSocio, associada Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e corresponde ao conteúdo produzido a partir de um de seus objetivos de pesquisa, a saber: a investigação do lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), entendendo este à luz da teoria crítica do currículo (APPLE, 1995/1996; 2006) e da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2012; 2016). Um dos fundamentos centrais da abordagem centra-se na compreensão da educação e, consequentemente do currículo, como produto da dinâmica social mais geral, assim como produtor (seja de desigualdades ou como objeto de disputa) das relações sociais na contemporaneidade, ou seja, em face da fase de reestruturação produtiva do capital e do Neoliberalismo como organizador das relações sociais (APPLE, 1995). Partimos do pressuposto de que o currículo não pode ser entendido a partir de uma perspectiva “fechada” e neutra, apontando para necessidade de uma compreensão mais abrangente e, em se tratando da disciplina de Sociologia, analisando o lugar que o componente ocupa na DCRC, considerando suas particularidades didático-pedagógicas e históricas. Dessa forma, o objetivo central deste trabalho é analisar o lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Para alcançar este objetivo, realizamos uma pesquisa, de tipo qualitativa, a partir da análise documental proposta por Cellard (2008), elencando os principais documentos que norteiam a implementação da BNCC no estado do Ceará, a saber as fontes foram: O Plano de Implementação da BNCC no estado do Ceará (PLI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID674_TB120_19062023202904.pdf"
    "created_at" => "2024-01-22 16:12:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILAS SOUZA SAVEDRA"
    "autor_nome_curto" => "SILAS"
    "autor_email" => "silassaavedraba@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png"
    "data_publicacao" => "2024-01-15"
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 312
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-viii-eneseb"
        "nome" => "E-book VIII ENESEB"
        "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n
          <br />\r\n
          a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\n
          b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\n
          c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n
          d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2023"
        "logo" => null
        "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png"
        "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-07-07"
        "final_evento" => "2023-07-09"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => "2024-01-15"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-02-15 09:21:52"
        "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 312
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-viii-eneseb"
        "nome" => "E-book VIII ENESEB"
        "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n
          <br />\r\n
          a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\n
          b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\n
          c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n
          d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2023"
        "logo" => null
        "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png"
        "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-07-07"
        "final_evento" => "2023-07-09"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => "2024-01-15"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-02-15 09:21:52"
        "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 196
                "edicao_id" => 312
                "codigo" => "978-85-61702-69-4"
                "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png"
                "titulo" => "E-book VIII ENESEB"
                "prefacio" => """
                  O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\n
                  b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\n
                  c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n
                  d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Izabela Janete&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n
                  ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n
                  MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n
                  CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n
                  ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n
                  MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n
                  ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n
                  ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n
                  CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n
                  FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANG&Eacute;LICA LYRA DE ARA&Uacute;JO (UEL)<br />\r\n
                  IVALDINETE DE ARA&Uacute;JO DELMIRO G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n
                  FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n
                  MARTON TAM&Aacute;S G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n
                  C&Iacute;CERO MUNIZ BRITO (IFSert&atilde;oPE/UnB)<br />\r\n
                  ARIST&Oacute;TELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n
                  CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n
                  ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n
                  ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n
                  JULIA POLESSA MA&Ccedil;AIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n
                  ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n
                  JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n
                  AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MIRANDA OLIVEIRA J&Uacute;NIOR (UESB)<br />\r\n
                  NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n
                  FERNANDA FEIJ&Oacute; (UFAL)<br />\r\n
                  HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n
                  L&Iacute;GIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n
                  FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n
                  LUCIANO MAGNUS DE ARA&Uacute;JO (UNIFAP)<br />\r\n
                  DANYELLE NILIN GON&Ccedil;ALVES (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n
                  IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  ISAURORA CL&Aacute;UDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO MENDES DE LIMA (Col&eacute;gio Pedro II)<br />\r\n
                  HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n
                  NALAYNE MENDON&Ccedil;A PINTO (UFRRJ)<br />\r\n
                  MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n
                  BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n
                  JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n
                  &Acirc;NGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n
                  MARIA VAL&Eacute;RIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n
                  &Eacute;BERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n
                  KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n
                  VERGAS VIT&Oacute;RIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n
                  CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n
                  MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO KL&Eacute;BER MORAIS PESSOA (UERN)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-02-15 09:21:52"
                "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 196
                "edicao_id" => 312
                "codigo" => "978-85-61702-69-4"
                "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png"
                "titulo" => "E-book VIII ENESEB"
                "prefacio" => """
                  O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\n
                  b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\n
                  c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n
                  d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Izabela Janete&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n
                  ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n
                  MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n
                  CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n
                  ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n
                  MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n
                  ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n
                  ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n
                  CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n
                  FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANG&Eacute;LICA LYRA DE ARA&Uacute;JO (UEL)<br />\r\n
                  IVALDINETE DE ARA&Uacute;JO DELMIRO G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n
                  FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n
                  MARTON TAM&Aacute;S G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n
                  C&Iacute;CERO MUNIZ BRITO (IFSert&atilde;oPE/UnB)<br />\r\n
                  ARIST&Oacute;TELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n
                  CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n
                  ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n
                  ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n
                  JULIA POLESSA MA&Ccedil;AIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n
                  ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n
                  JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n
                  AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MIRANDA OLIVEIRA J&Uacute;NIOR (UESB)<br />\r\n
                  NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n
                  FERNANDA FEIJ&Oacute; (UFAL)<br />\r\n
                  HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n
                  L&Iacute;GIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n
                  FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n
                  LUCIANO MAGNUS DE ARA&Uacute;JO (UNIFAP)<br />\r\n
                  DANYELLE NILIN GON&Ccedil;ALVES (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n
                  IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  ISAURORA CL&Aacute;UDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO MENDES DE LIMA (Col&eacute;gio Pedro II)<br />\r\n
                  HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n
                  NALAYNE MENDON&Ccedil;A PINTO (UFRRJ)<br />\r\n
                  MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n
                  BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n
                  JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n
                  &Acirc;NGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n
                  MARIA VAL&Eacute;RIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n
                  &Eacute;BERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n
                  KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n
                  VERGAS VIT&Oacute;RIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n
                  CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n
                  MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO KL&Eacute;BER MORAIS PESSOA (UERN)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-02-15 09:21:52"
                "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de janeiro de 2024

Resumo

O presente trabalho é produto da minha dissertação de mestrado, realizada no âmbito do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – ProfSocio, associada Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e corresponde ao conteúdo produzido a partir de um de seus objetivos de pesquisa, a saber: a investigação do lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), entendendo este à luz da teoria crítica do currículo (APPLE, 1995/1996; 2006) e da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2012; 2016). Um dos fundamentos centrais da abordagem centra-se na compreensão da educação e, consequentemente do currículo, como produto da dinâmica social mais geral, assim como produtor (seja de desigualdades ou como objeto de disputa) das relações sociais na contemporaneidade, ou seja, em face da fase de reestruturação produtiva do capital e do Neoliberalismo como organizador das relações sociais (APPLE, 1995). Partimos do pressuposto de que o currículo não pode ser entendido a partir de uma perspectiva “fechada” e neutra, apontando para necessidade de uma compreensão mais abrangente e, em se tratando da disciplina de Sociologia, analisando o lugar que o componente ocupa na DCRC, considerando suas particularidades didático-pedagógicas e históricas. Dessa forma, o objetivo central deste trabalho é analisar o lugar da Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Para alcançar este objetivo, realizamos uma pesquisa, de tipo qualitativa, a partir da análise documental proposta por Cellard (2008), elencando os principais documentos que norteiam a implementação da BNCC no estado do Ceará, a saber as fontes foram: O Plano de Implementação da BNCC no estado do Ceará (PLI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.