O USO DAS HQS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10199 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 485 "inscrito_id" => 598 "titulo" => "O USO DAS HQS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar uma discussão que venha refletir sobre as múltiplas práticas educativas no espaço escolar. Amparado das contribuições teóricas, esse trabalho tem como objetivo ampliar a discussão sobre o uso dos recursos didáticos no ensino de História em sala de aula, especificamente contextualizando o uso das HQs como produção artística e educativa na construção do conhecimento. Atualmente, as histórias em quadrinhos têm alcançado um espaço significativo e uma dimensão considerável no meio de comunicação de massa. Não resta dúvida que as HQs têm a potencialidade de uma nova linguagem, transmitir para o leitor o aprimoramento cultural e moral, ao contrário dos que ainda pensam que as HQs são um simples objeto de aventuras fantasiosas. Elas possuem o caráter inovador das inúmeras possibilidades que o professor dispõe para os seus alunos em sala de aula, corrobora para uma socialização dos conhecimentos enquanto prática de ensino. De fato, o uso dos quadrinhos possibilita o aluno ter familiaridade com a temática trabalhada em sala, de um jeito diferente e criativo. Trabalhar os quadrinhos no ensino de História é desafiador como em qualquer outra disciplina, nos próprios livros didáticos do ensino de história as HQs são timidamente encontradas, com raras exceções. Tudo que é ‘novo’ desperta uma desconfiança, mas com um bom planejamento, o professor estará contribuindo para que os alunos consigam fazer correlações entre eles e a própria realidade social. Portanto, as histórias em quadrinhos, quando bem trabalhadas, na relação professor-aluno têm a possibilidade de ‘revolucionar’ o exercício docente e propor novas discussões no processo do ensino-aprendizagem. Porque ensinar exige um risco do educador, ser audacioso, querer bem aquilo que faz, querer bem à própria prática educativa da qual participa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "HQS, ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_11_26_14_idinscrito_598_a953e7c0d47e38bc5f6ad648e7996c60.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY RANGEL BRASILEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "WESLLEY RANGEL" "autor_email" => "weslleyrangel@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10199 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 485 "inscrito_id" => 598 "titulo" => "O USO DAS HQS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar uma discussão que venha refletir sobre as múltiplas práticas educativas no espaço escolar. Amparado das contribuições teóricas, esse trabalho tem como objetivo ampliar a discussão sobre o uso dos recursos didáticos no ensino de História em sala de aula, especificamente contextualizando o uso das HQs como produção artística e educativa na construção do conhecimento. Atualmente, as histórias em quadrinhos têm alcançado um espaço significativo e uma dimensão considerável no meio de comunicação de massa. Não resta dúvida que as HQs têm a potencialidade de uma nova linguagem, transmitir para o leitor o aprimoramento cultural e moral, ao contrário dos que ainda pensam que as HQs são um simples objeto de aventuras fantasiosas. Elas possuem o caráter inovador das inúmeras possibilidades que o professor dispõe para os seus alunos em sala de aula, corrobora para uma socialização dos conhecimentos enquanto prática de ensino. De fato, o uso dos quadrinhos possibilita o aluno ter familiaridade com a temática trabalhada em sala, de um jeito diferente e criativo. Trabalhar os quadrinhos no ensino de História é desafiador como em qualquer outra disciplina, nos próprios livros didáticos do ensino de história as HQs são timidamente encontradas, com raras exceções. Tudo que é ‘novo’ desperta uma desconfiança, mas com um bom planejamento, o professor estará contribuindo para que os alunos consigam fazer correlações entre eles e a própria realidade social. Portanto, as histórias em quadrinhos, quando bem trabalhadas, na relação professor-aluno têm a possibilidade de ‘revolucionar’ o exercício docente e propor novas discussões no processo do ensino-aprendizagem. Porque ensinar exige um risco do educador, ser audacioso, querer bem aquilo que faz, querer bem à própria prática educativa da qual participa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "HQS, ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_11_26_14_idinscrito_598_a953e7c0d47e38bc5f6ad648e7996c60.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY RANGEL BRASILEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "WESLLEY RANGEL" "autor_email" => "weslleyrangel@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }