Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DAS HQS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: HQS, ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10199
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 485
    "inscrito_id" => 598
    "titulo" => "O USO DAS HQS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar uma discussão que venha refletir sobre as múltiplas práticas educativas no espaço escolar. Amparado das contribuições teóricas, esse trabalho tem como objetivo ampliar a discussão sobre o uso dos recursos didáticos no ensino de História em sala de aula, especificamente contextualizando o uso das HQs como produção artística e educativa na construção do conhecimento. Atualmente, as histórias em quadrinhos têm alcançado um espaço significativo e uma dimensão considerável no meio de comunicação de massa. Não resta dúvida que as HQs têm a potencialidade de uma nova linguagem, transmitir para o leitor o aprimoramento cultural e moral, ao contrário dos que ainda pensam que as HQs são um simples objeto de aventuras fantasiosas. Elas possuem o caráter inovador das inúmeras possibilidades que o professor dispõe para os seus alunos em sala de aula, corrobora para uma socialização dos conhecimentos enquanto prática de ensino. De fato, o uso dos quadrinhos possibilita o aluno ter familiaridade com a temática trabalhada em sala, de um jeito diferente e criativo. Trabalhar os quadrinhos no ensino de História é desafiador como em qualquer outra disciplina, nos próprios livros didáticos do ensino de história as HQs são timidamente encontradas, com raras exceções. Tudo que é ‘novo’ desperta uma desconfiança, mas com um bom planejamento, o professor estará contribuindo para que os alunos consigam fazer correlações entre eles e a própria realidade social. Portanto, as histórias em quadrinhos, quando bem trabalhadas, na relação professor-aluno têm a possibilidade de ‘revolucionar’ o exercício docente e propor novas discussões no processo do ensino-aprendizagem. Porque ensinar exige um risco do educador, ser audacioso, querer bem aquilo que faz, querer bem à própria prática educativa da qual participa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "HQS, ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_11_26_14_idinscrito_598_a953e7c0d47e38bc5f6ad648e7996c60.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLLEY RANGEL BRASILEIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WESLLEY RANGEL"
    "autor_email" => "weslleyrangel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10199
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 485
    "inscrito_id" => 598
    "titulo" => "O USO DAS HQS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar uma discussão que venha refletir sobre as múltiplas práticas educativas no espaço escolar. Amparado das contribuições teóricas, esse trabalho tem como objetivo ampliar a discussão sobre o uso dos recursos didáticos no ensino de História em sala de aula, especificamente contextualizando o uso das HQs como produção artística e educativa na construção do conhecimento. Atualmente, as histórias em quadrinhos têm alcançado um espaço significativo e uma dimensão considerável no meio de comunicação de massa. Não resta dúvida que as HQs têm a potencialidade de uma nova linguagem, transmitir para o leitor o aprimoramento cultural e moral, ao contrário dos que ainda pensam que as HQs são um simples objeto de aventuras fantasiosas. Elas possuem o caráter inovador das inúmeras possibilidades que o professor dispõe para os seus alunos em sala de aula, corrobora para uma socialização dos conhecimentos enquanto prática de ensino. De fato, o uso dos quadrinhos possibilita o aluno ter familiaridade com a temática trabalhada em sala, de um jeito diferente e criativo. Trabalhar os quadrinhos no ensino de História é desafiador como em qualquer outra disciplina, nos próprios livros didáticos do ensino de história as HQs são timidamente encontradas, com raras exceções. Tudo que é ‘novo’ desperta uma desconfiança, mas com um bom planejamento, o professor estará contribuindo para que os alunos consigam fazer correlações entre eles e a própria realidade social. Portanto, as histórias em quadrinhos, quando bem trabalhadas, na relação professor-aluno têm a possibilidade de ‘revolucionar’ o exercício docente e propor novas discussões no processo do ensino-aprendizagem. Porque ensinar exige um risco do educador, ser audacioso, querer bem aquilo que faz, querer bem à própria prática educativa da qual participa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "HQS, ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_11_26_14_idinscrito_598_a953e7c0d47e38bc5f6ad648e7996c60.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLLEY RANGEL BRASILEIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WESLLEY RANGEL"
    "autor_email" => "weslleyrangel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho busca apresentar uma discussão que venha refletir sobre as múltiplas práticas educativas no espaço escolar. Amparado das contribuições teóricas, esse trabalho tem como objetivo ampliar a discussão sobre o uso dos recursos didáticos no ensino de História em sala de aula, especificamente contextualizando o uso das HQs como produção artística e educativa na construção do conhecimento. Atualmente, as histórias em quadrinhos têm alcançado um espaço significativo e uma dimensão considerável no meio de comunicação de massa. Não resta dúvida que as HQs têm a potencialidade de uma nova linguagem, transmitir para o leitor o aprimoramento cultural e moral, ao contrário dos que ainda pensam que as HQs são um simples objeto de aventuras fantasiosas. Elas possuem o caráter inovador das inúmeras possibilidades que o professor dispõe para os seus alunos em sala de aula, corrobora para uma socialização dos conhecimentos enquanto prática de ensino. De fato, o uso dos quadrinhos possibilita o aluno ter familiaridade com a temática trabalhada em sala, de um jeito diferente e criativo. Trabalhar os quadrinhos no ensino de História é desafiador como em qualquer outra disciplina, nos próprios livros didáticos do ensino de história as HQs são timidamente encontradas, com raras exceções. Tudo que é ‘novo’ desperta uma desconfiança, mas com um bom planejamento, o professor estará contribuindo para que os alunos consigam fazer correlações entre eles e a própria realidade social. Portanto, as histórias em quadrinhos, quando bem trabalhadas, na relação professor-aluno têm a possibilidade de ‘revolucionar’ o exercício docente e propor novas discussões no processo do ensino-aprendizagem. Porque ensinar exige um risco do educador, ser audacioso, querer bem aquilo que faz, querer bem à própria prática educativa da qual participa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.