Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DOS PRIMEIROS AOS ATUAIS: A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS NAS AULAS DE FÍSICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTO, ENSINO, BAIXO CUSTO Pôster (PO) O PROFESSOR E A PESQUISA
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A Física enquanto ciência presente no cotidiano de todos, muitas vezes é desapercebida, mesmo estando presente em todas as nossas ações, cabendo aos professores, na medida do possível, propiciar que os alunos evidenciem a sua aplicabilidade e compreendam sua importância. Esse artigo buscou analisar uma proposta de discussão acerca da Termodinâmica, onde os alunos realizaram análise e desenvolvimento de pesquisas, elaborando trabalhos coletivos, onde visa estimular o aluno a se dedicar a materias, consideradas muitas vezes, “chata”. A pesquisa foi realizada com estudantes das três séries do ensino médio, nas disciplinas que englobam as ciências naturais. Nesta pesquisa como nosso foco principal foi a construção de experimentos no ensino de Física, onde os experimentos apresentados são de fácil criação e foram feitos com materiais simples e de fácil acesso. Dentre eles foram feitos o termoscópio de Galileu e um termômetro digital. Na análise dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa que supõe o contato direto entre o pesquisador e seu objeto de estudo em um trabalho de campo que o coloque como ser atuante na pesquisa. As atividades foram bem realizadas, pois houve um comprometimento dos alunos na pesquisa dos experimentos, bem como na sua confecção, além de que com a confecção dos experimentos podemos observar através dos relatos dos próprios alunos que se sentiam membros do processo de aprendizagem. Na reprodução dos experimentos propostos houve um pouco de atraso, isso porque alguns dos materiais que eram utilizados, não se encontravam disponíveis em nossa cidade ou os preços eram de levado custo. De acordo com os conteúdos ministrados nas aulas de física nos cursos integrados do campus Monteiro, observou-se que a maioria obteve um bom comprometimento nas atividades realizadas, mesmo aqueles alunos que não conseguem retratar isso nas avaliações. Houve algumas dificuldades encontradas na criação dos experimentos, porém tais problemas motivou os alunos a se dedicarem ao estudo da Física e de outras ciências. Portanto a adoção de tais métodos podem ser eficaz para garantir o maior aprendizado.

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