INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO: VIVÊNCIAS PROMOVIDAS NO PIBID DIVERSIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10045 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 1399 "titulo" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO: VIVÊNCIAS PROMOVIDAS NO PIBID DIVERSIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA." "resumo" => "O PIBID Diversidade - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a diversidade, regulamentado pelo edital 066/2013 da Capes, tem como foco, promover o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e também nas escolas de educação básica do Campo. A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, possui desde março desse ano, o “Projeto PIBID Diversidade”, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo, do CDSA – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, no município de Sumé/PB. Ainda em relação ao projeto PIBID Diversidade da UFCG, nele existem subprojetos nas áreas de Linguagens e Códigos, Humanas e Sociais e Ciências da Natureza e Matemática, onde todos realizam suas atividades em parceria com as escolas do Campo da região do Cariri Ocidental da Paraíba. O subprojeto Ciências da Natureza e Matemática, inserido no PIBID Diversidade, tem como objetivo promover vivências de iniciação à docência nas disciplinas de Ciências e Matemática em escolas do Campo. Atualmente, na Escola do Campo: José Gonçalves de Queiroz, localizada no Distrito PIO X, Sumé/PB, um grupo de 05 (cinco) bolsistas do subprojeto Ciências da Natureza e Matemática, licenciandos em Educação do Campo, vem desenvolvendo as ações pedagógicas propostas, sob a orientação do professor formador do curso e coordenador do subprojeto e com o suporte do professor supervisor bolsista da escola. O objetivo dessas ações pedagógicas é constituir um espaço apropriado para os estudos das Ciências da Natureza e da Matemática relacionados com as características das escolas do Campo e o contexto sociocultural na qual se situam, de tal forma que os licenciandos em Educação do Campo se engajem em práticas diferenciadas, discussões e reflexões voltadas para essas realidades. Nesse trabalho, o objetivo é apresentar algumas das atividades realizadas até o presente momento, explicitando resultados alcançados, como também a importância do subprojeto na formação inicial do professor do Campo. Análise crítica dos livros didáticos e dos documentos regulamentares da escola, plantões pedagógicos, oficinas de construção de jogos e materiais didáticos, participação nas atividades educacionais da escola, implementação de um clube de Ciências da Natureza e Matemática, são algumas das ações desenvolvidas até o momento, outras como a horta orgânica, reciclagem de materiais, construção de uma sala/laboratório com garrafas Pets e outros materiais reutilizáveis, feira/gincana de conhecimentos, serão desenvolvidas até o final do ano letivo. Os resultados até o momento são consideráveis e também motivadores para se conseguir mais avanços, percebemos que o envolvimento dos educandos, de alguns professores e gestores, vem crescendo paulatinamente durante o desenvolvimento do subprojeto. Ressaltamos a importância de nos, licenciandos em Educação do Campo, área de Ciências da Natureza e Matemática, estarmos envolvidos em diferentes vivências didático-pedagógicas, onde esperamos conseguir implementar algumas inovações nas escolas do Campo, respeitando a realidade, anseios e características socioculturais dos educandos, da escola e da região do semiárido do cariri paraibano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_04_00_34_idinscrito_1399_873986deb1bf3f4142e6110ca9043449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANOELMA FRANÇA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANOELMA FRANÇA" "autor_email" => "janoelma01@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10045 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 1399 "titulo" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO: VIVÊNCIAS PROMOVIDAS NO PIBID DIVERSIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA." "resumo" => "O PIBID Diversidade - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a diversidade, regulamentado pelo edital 066/2013 da Capes, tem como foco, promover o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e também nas escolas de educação básica do Campo. A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, possui desde março desse ano, o “Projeto PIBID Diversidade”, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo, do CDSA – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, no município de Sumé/PB. Ainda em relação ao projeto PIBID Diversidade da UFCG, nele existem subprojetos nas áreas de Linguagens e Códigos, Humanas e Sociais e Ciências da Natureza e Matemática, onde todos realizam suas atividades em parceria com as escolas do Campo da região do Cariri Ocidental da Paraíba. O subprojeto Ciências da Natureza e Matemática, inserido no PIBID Diversidade, tem como objetivo promover vivências de iniciação à docência nas disciplinas de Ciências e Matemática em escolas do Campo. Atualmente, na Escola do Campo: José Gonçalves de Queiroz, localizada no Distrito PIO X, Sumé/PB, um grupo de 05 (cinco) bolsistas do subprojeto Ciências da Natureza e Matemática, licenciandos em Educação do Campo, vem desenvolvendo as ações pedagógicas propostas, sob a orientação do professor formador do curso e coordenador do subprojeto e com o suporte do professor supervisor bolsista da escola. O objetivo dessas ações pedagógicas é constituir um espaço apropriado para os estudos das Ciências da Natureza e da Matemática relacionados com as características das escolas do Campo e o contexto sociocultural na qual se situam, de tal forma que os licenciandos em Educação do Campo se engajem em práticas diferenciadas, discussões e reflexões voltadas para essas realidades. Nesse trabalho, o objetivo é apresentar algumas das atividades realizadas até o presente momento, explicitando resultados alcançados, como também a importância do subprojeto na formação inicial do professor do Campo. Análise crítica dos livros didáticos e dos documentos regulamentares da escola, plantões pedagógicos, oficinas de construção de jogos e materiais didáticos, participação nas atividades educacionais da escola, implementação de um clube de Ciências da Natureza e Matemática, são algumas das ações desenvolvidas até o momento, outras como a horta orgânica, reciclagem de materiais, construção de uma sala/laboratório com garrafas Pets e outros materiais reutilizáveis, feira/gincana de conhecimentos, serão desenvolvidas até o final do ano letivo. Os resultados até o momento são consideráveis e também motivadores para se conseguir mais avanços, percebemos que o envolvimento dos educandos, de alguns professores e gestores, vem crescendo paulatinamente durante o desenvolvimento do subprojeto. Ressaltamos a importância de nos, licenciandos em Educação do Campo, área de Ciências da Natureza e Matemática, estarmos envolvidos em diferentes vivências didático-pedagógicas, onde esperamos conseguir implementar algumas inovações nas escolas do Campo, respeitando a realidade, anseios e características socioculturais dos educandos, da escola e da região do semiárido do cariri paraibano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_04_00_34_idinscrito_1399_873986deb1bf3f4142e6110ca9043449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANOELMA FRANÇA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANOELMA FRANÇA" "autor_email" => "janoelma01@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }