O USO DAS TIC’S PARA APRIMORAR AS AULAS DE QUÍMICA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10130 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 746 "inscrito_id" => 1539 "titulo" => "O USO DAS TIC’S PARA APRIMORAR AS AULAS DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para o ensino da Química em uma escola pública pertencente a 12ª regional de ensino. Foi realizada uma pesquisa dentre os alunos de três turmas do 1º ano médio sobre a qualidade das aulas ministradas pelos professores de Química da instituição de ensino. Primeiramente foi escolhido o assunto a ser tratado e depois foi seguida uma sequência didática de 4 aulas de 50 minutos cada aula, as aulas foram realizadas de forma totalmente expositiva. Logo após a conclusão das aulas, foi realizada uma avaliação com os alunos pertencentes a duas turmas. Após a conclusão dessa fase, a mesma sequência didática foi novamente aplicada agora com a utilização de software de ensino de química “avogadro” disponibilizado gratuitamente. Novamente foi realizada uma avaliação sobre o conteúdo com os alunos, também para duas turmas, uma que ainda não tinha estudado o assunto e a outra onde o assunto já havia sido abordado. Os resultados obtidos na avaliação mostraram que nas turmas onde as aulas foram totalmente expositivas, apenas 35% da turma obtiveram aproveitamento superior a 7,0, enquanto que nas turmas onde as aulas foram interativas, o aproveitamento foi superior a 80%. Para finalizar a pesquisa, foi aplicado um questionário com os alunos e professores. Aos alunos foi perguntado sobre a facilidade de compreensão dos conteúdos e 90% afirmaram que as aulas ficaram mais interessantes e os conteúdos de mais fácil compreensão e entre os professores, 80% também afirmaram que o conteúdo foi melhor aproveitado e que os alunos participaram ativamente no processo de ensino aprendizagem. Portanto, novas aulas serão elaboradas com a utilização das TIC’s para favorecer o aprendizado dos educandos e inserir os professores no mundo das tecnologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, SOFTWARE EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_21_24_58_idinscrito_1539_e6de2bee80cf4a10dcc84c6bd1ea289c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMARY RAMOS DE OLIVEIRA MASCARANHAS" "autor_nome_curto" => "ROSIMARY RAMOS" "autor_email" => "rosimaryramos@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10130 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 746 "inscrito_id" => 1539 "titulo" => "O USO DAS TIC’S PARA APRIMORAR AS AULAS DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para o ensino da Química em uma escola pública pertencente a 12ª regional de ensino. Foi realizada uma pesquisa dentre os alunos de três turmas do 1º ano médio sobre a qualidade das aulas ministradas pelos professores de Química da instituição de ensino. Primeiramente foi escolhido o assunto a ser tratado e depois foi seguida uma sequência didática de 4 aulas de 50 minutos cada aula, as aulas foram realizadas de forma totalmente expositiva. Logo após a conclusão das aulas, foi realizada uma avaliação com os alunos pertencentes a duas turmas. Após a conclusão dessa fase, a mesma sequência didática foi novamente aplicada agora com a utilização de software de ensino de química “avogadro” disponibilizado gratuitamente. Novamente foi realizada uma avaliação sobre o conteúdo com os alunos, também para duas turmas, uma que ainda não tinha estudado o assunto e a outra onde o assunto já havia sido abordado. Os resultados obtidos na avaliação mostraram que nas turmas onde as aulas foram totalmente expositivas, apenas 35% da turma obtiveram aproveitamento superior a 7,0, enquanto que nas turmas onde as aulas foram interativas, o aproveitamento foi superior a 80%. Para finalizar a pesquisa, foi aplicado um questionário com os alunos e professores. Aos alunos foi perguntado sobre a facilidade de compreensão dos conteúdos e 90% afirmaram que as aulas ficaram mais interessantes e os conteúdos de mais fácil compreensão e entre os professores, 80% também afirmaram que o conteúdo foi melhor aproveitado e que os alunos participaram ativamente no processo de ensino aprendizagem. Portanto, novas aulas serão elaboradas com a utilização das TIC’s para favorecer o aprendizado dos educandos e inserir os professores no mundo das tecnologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, SOFTWARE EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_21_24_58_idinscrito_1539_e6de2bee80cf4a10dcc84c6bd1ea289c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMARY RAMOS DE OLIVEIRA MASCARANHAS" "autor_nome_curto" => "ROSIMARY RAMOS" "autor_email" => "rosimaryramos@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }