Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DAS TIC’S PARA APRIMORAR AS AULAS DE QUÍMICA

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, SOFTWARE EDUCACIONAL Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10130
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 1539
    "titulo" => "O USO DAS TIC’S PARA APRIMORAR AS AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para o ensino da Química em uma escola pública pertencente a 12ª regional de ensino. Foi realizada uma pesquisa dentre os alunos de três turmas do 1º ano médio sobre a qualidade das aulas ministradas pelos professores de Química da instituição de ensino. Primeiramente foi escolhido o assunto a ser tratado e depois foi seguida uma sequência didática de 4 aulas de 50 minutos cada aula, as aulas foram realizadas de forma totalmente expositiva. Logo após a conclusão das aulas, foi realizada uma avaliação com os alunos pertencentes a duas turmas. Após a conclusão dessa fase, a mesma sequência didática foi novamente aplicada agora com a utilização de software de ensino de química “avogadro” disponibilizado gratuitamente. Novamente foi realizada uma avaliação sobre o conteúdo com os alunos, também para duas turmas, uma que ainda não tinha estudado o assunto e a outra onde o assunto já havia sido abordado. Os resultados obtidos na avaliação mostraram que nas turmas onde as aulas foram totalmente expositivas, apenas 35% da turma obtiveram aproveitamento superior a 7,0, enquanto que nas turmas onde as aulas foram interativas, o aproveitamento foi superior a 80%. Para finalizar a pesquisa, foi aplicado um questionário com os alunos e professores. Aos alunos foi perguntado sobre a facilidade de compreensão dos conteúdos e 90% afirmaram que as aulas ficaram mais interessantes e os conteúdos de mais fácil compreensão e entre os professores, 80% também afirmaram que o conteúdo foi melhor aproveitado e que os alunos participaram ativamente no processo de ensino aprendizagem. Portanto, novas aulas serão elaboradas com a utilização das TIC’s para favorecer o aprendizado dos educandos e inserir os professores no mundo das tecnologias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, SOFTWARE EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_21_24_58_idinscrito_1539_e6de2bee80cf4a10dcc84c6bd1ea289c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIMARY RAMOS DE OLIVEIRA MASCARANHAS"
    "autor_nome_curto" => "ROSIMARY RAMOS"
    "autor_email" => "rosimaryramos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10130
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 1539
    "titulo" => "O USO DAS TIC’S PARA APRIMORAR AS AULAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para o ensino da Química em uma escola pública pertencente a 12ª regional de ensino. Foi realizada uma pesquisa dentre os alunos de três turmas do 1º ano médio sobre a qualidade das aulas ministradas pelos professores de Química da instituição de ensino. Primeiramente foi escolhido o assunto a ser tratado e depois foi seguida uma sequência didática de 4 aulas de 50 minutos cada aula, as aulas foram realizadas de forma totalmente expositiva. Logo após a conclusão das aulas, foi realizada uma avaliação com os alunos pertencentes a duas turmas. Após a conclusão dessa fase, a mesma sequência didática foi novamente aplicada agora com a utilização de software de ensino de química “avogadro” disponibilizado gratuitamente. Novamente foi realizada uma avaliação sobre o conteúdo com os alunos, também para duas turmas, uma que ainda não tinha estudado o assunto e a outra onde o assunto já havia sido abordado. Os resultados obtidos na avaliação mostraram que nas turmas onde as aulas foram totalmente expositivas, apenas 35% da turma obtiveram aproveitamento superior a 7,0, enquanto que nas turmas onde as aulas foram interativas, o aproveitamento foi superior a 80%. Para finalizar a pesquisa, foi aplicado um questionário com os alunos e professores. Aos alunos foi perguntado sobre a facilidade de compreensão dos conteúdos e 90% afirmaram que as aulas ficaram mais interessantes e os conteúdos de mais fácil compreensão e entre os professores, 80% também afirmaram que o conteúdo foi melhor aproveitado e que os alunos participaram ativamente no processo de ensino aprendizagem. Portanto, novas aulas serão elaboradas com a utilização das TIC’s para favorecer o aprendizado dos educandos e inserir os professores no mundo das tecnologias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, SOFTWARE EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_21_24_58_idinscrito_1539_e6de2bee80cf4a10dcc84c6bd1ea289c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIMARY RAMOS DE OLIVEIRA MASCARANHAS"
    "autor_nome_curto" => "ROSIMARY RAMOS"
    "autor_email" => "rosimaryramos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho aborda a importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para o ensino da Química em uma escola pública pertencente a 12ª regional de ensino. Foi realizada uma pesquisa dentre os alunos de três turmas do 1º ano médio sobre a qualidade das aulas ministradas pelos professores de Química da instituição de ensino. Primeiramente foi escolhido o assunto a ser tratado e depois foi seguida uma sequência didática de 4 aulas de 50 minutos cada aula, as aulas foram realizadas de forma totalmente expositiva. Logo após a conclusão das aulas, foi realizada uma avaliação com os alunos pertencentes a duas turmas. Após a conclusão dessa fase, a mesma sequência didática foi novamente aplicada agora com a utilização de software de ensino de química “avogadro” disponibilizado gratuitamente. Novamente foi realizada uma avaliação sobre o conteúdo com os alunos, também para duas turmas, uma que ainda não tinha estudado o assunto e a outra onde o assunto já havia sido abordado. Os resultados obtidos na avaliação mostraram que nas turmas onde as aulas foram totalmente expositivas, apenas 35% da turma obtiveram aproveitamento superior a 7,0, enquanto que nas turmas onde as aulas foram interativas, o aproveitamento foi superior a 80%. Para finalizar a pesquisa, foi aplicado um questionário com os alunos e professores. Aos alunos foi perguntado sobre a facilidade de compreensão dos conteúdos e 90% afirmaram que as aulas ficaram mais interessantes e os conteúdos de mais fácil compreensão e entre os professores, 80% também afirmaram que o conteúdo foi melhor aproveitado e que os alunos participaram ativamente no processo de ensino aprendizagem. Portanto, novas aulas serão elaboradas com a utilização das TIC’s para favorecer o aprendizado dos educandos e inserir os professores no mundo das tecnologias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.