A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA COMPLEMENTAR E INOVAR O ENSINO DE GEOGRAFIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10198 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 891 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA COMPLEMENTAR E INOVAR O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Este artigo aborda questões relacionadas à prática pedagógica que será teoricamente fundamentada a partir de conhecimentos adquiridos durante a formação do discente como sujeito ativo, participativo e capaz de contribuir no processo de ensino-aprendizagem através de sua profissão. Tem o objetivo de discutir formas de ministrar aulas mais dinâmicas, utilizando alguns tipos de recursos didáticos, por exemplo: imagens, vídeos, músicas, mapas, jogos e aparatos tecnológicos, assim como outras formas de avaliação, associando isso a questões do dia a dia dos alunos, o que possibilitará trazer para a realidade local assuntos de natureza global relacionados às representações reais no cotidiano destes e propor avaliações plausíveis de pesquisa e compreensão da construção de seus conhecimentos. Para o desenvolvimento teórico do trabalho utilizou-se de uma bibliografia relativa à prática pedagógica, referente à utilização de recursos didáticos nas aulas de Geografia no intuito de proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos ministrados. Esse estudo resulta em proporcionar uma reflexão acerca da realidade das escolas e da educação como um todo, pois o que se vê atualmente é um ensino que não motiva mais, e está longe de suas reais transformações, a Geografia foi perdendo ao longo do tempo aquilo que ela sempre teve de especial – a discussão da realidade presente no cotidiano. Portanto espera-se que o presente trabalho venha contribuir para a melhoria da prática pedagógica; construção de novas metodologias de ensino da Geografia utilizando diversos recursos didáticos para possibilitar e incentivar uma maior participação dos alunos nas aulas e também servir como base de pesquisa para outros estudos sobre assunto em questão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_16_10_2014_22_30_07_idinscrito_891_9294b115827c71db20a509d6b265aea5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLIENE TRAJANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WESLIENE TRAJANO" "autor_email" => "wesliene_lieny@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10198 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 891 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA COMPLEMENTAR E INOVAR O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Este artigo aborda questões relacionadas à prática pedagógica que será teoricamente fundamentada a partir de conhecimentos adquiridos durante a formação do discente como sujeito ativo, participativo e capaz de contribuir no processo de ensino-aprendizagem através de sua profissão. Tem o objetivo de discutir formas de ministrar aulas mais dinâmicas, utilizando alguns tipos de recursos didáticos, por exemplo: imagens, vídeos, músicas, mapas, jogos e aparatos tecnológicos, assim como outras formas de avaliação, associando isso a questões do dia a dia dos alunos, o que possibilitará trazer para a realidade local assuntos de natureza global relacionados às representações reais no cotidiano destes e propor avaliações plausíveis de pesquisa e compreensão da construção de seus conhecimentos. Para o desenvolvimento teórico do trabalho utilizou-se de uma bibliografia relativa à prática pedagógica, referente à utilização de recursos didáticos nas aulas de Geografia no intuito de proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos ministrados. Esse estudo resulta em proporcionar uma reflexão acerca da realidade das escolas e da educação como um todo, pois o que se vê atualmente é um ensino que não motiva mais, e está longe de suas reais transformações, a Geografia foi perdendo ao longo do tempo aquilo que ela sempre teve de especial – a discussão da realidade presente no cotidiano. Portanto espera-se que o presente trabalho venha contribuir para a melhoria da prática pedagógica; construção de novas metodologias de ensino da Geografia utilizando diversos recursos didáticos para possibilitar e incentivar uma maior participação dos alunos nas aulas e também servir como base de pesquisa para outros estudos sobre assunto em questão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_16_10_2014_22_30_07_idinscrito_891_9294b115827c71db20a509d6b265aea5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLIENE TRAJANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WESLIENE TRAJANO" "autor_email" => "wesliene_lieny@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }