Este artigo aborda questões relacionadas à prática pedagógica que será teoricamente fundamentada a partir de conhecimentos adquiridos durante a formação do discente como sujeito ativo, participativo e capaz de contribuir no processo de ensino-aprendizagem através de sua profissão. Tem o objetivo de discutir formas de ministrar aulas mais dinâmicas, utilizando alguns tipos de recursos didáticos, por exemplo: imagens, vídeos, músicas, mapas, jogos e aparatos tecnológicos, assim como outras formas de avaliação, associando isso a questões do dia a dia dos alunos, o que possibilitará trazer para a realidade local assuntos de natureza global relacionados às representações reais no cotidiano destes e propor avaliações plausíveis de pesquisa e compreensão da construção de seus conhecimentos. Para o desenvolvimento teórico do trabalho utilizou-se de uma bibliografia relativa à prática pedagógica, referente à utilização de recursos didáticos nas aulas de Geografia no intuito de proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos ministrados. Esse estudo resulta em proporcionar uma reflexão acerca da realidade das escolas e da educação como um todo, pois o que se vê atualmente é um ensino que não motiva mais, e está longe de suas reais transformações, a Geografia foi perdendo ao longo do tempo aquilo que ela sempre teve de especial – a discussão da realidade presente no cotidiano. Portanto espera-se que o presente trabalho venha contribuir para a melhoria da prática pedagógica; construção de novas metodologias de ensino da Geografia utilizando diversos recursos didáticos para possibilitar e incentivar uma maior participação dos alunos nas aulas e também servir como base de pesquisa para outros estudos sobre assunto em questão.