EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO SOCIAL DE MARIA LACERDA DE MOURA EM LIÇÕES DE PEDAGOGIA (1925)
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9828 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 64 "inscrito_id" => 841 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO SOCIAL DE MARIA LACERDA DE MOURA EM LIÇÕES DE PEDAGOGIA (1925)" "resumo" => "Esse trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões acerca da importância da pedagogia através do pensamento da professora, escritora mineira Maria Lacerda de Moura (1887-1945). Vivenciou o Brasil no início do século XX e participou de conferências envolvendo temas como: política, sociedade, educação, economia e entre outros. A pesquisa foi realizada através da leitura de jornais da época, folhetos, livros, conferências e materiais secundários de pesquisa sobre a referida autora. Em especial na sua obra Lições de Pedagogia (1925), a autora se refere a uma educação preocupada com a junção entre trabalho manual e trabalho intelectual. Levando em consideração a integralização da educação infantil através da higiene mental, corporal e física. Incluindo, certas preocupações fundamentais ao papel do pedagogo como perceber se o aluno tem dificuldades com a visão, audição, tato e olfato. E ainda dando ênfase a importância da pedagogia dialogar com as diversas ciências como: antropologia, sociologia, filosofia, psicologia anatomia entre outros campos de saberes. a relevância desse trabalho se deu pelas investidas feitas pela autora sobre a reflexão da educação infantil que perpassa ainda por muitos dilemas na contemporaneidade. A proposta foi pensar de que maneira superar tais questões. No pensamento de Maria Lacerda de Moura, concluímos que é preciso uma mudança as estruturas dos projetos políticos de formação da criança e do professor. Sendo relevante repensar nos dilemas e impasses vividos pelos professores em relação aos desafios das vivencias cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_10_2014_17_59_19_idinscrito_841_85ec7ea177eaac7676d814dde4e46407.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE CRISTINA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DENISE FERREIRA" "autor_email" => "denisecristina20_cg@hotma" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9828 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 64 "inscrito_id" => 841 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO SOCIAL DE MARIA LACERDA DE MOURA EM LIÇÕES DE PEDAGOGIA (1925)" "resumo" => "Esse trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões acerca da importância da pedagogia através do pensamento da professora, escritora mineira Maria Lacerda de Moura (1887-1945). Vivenciou o Brasil no início do século XX e participou de conferências envolvendo temas como: política, sociedade, educação, economia e entre outros. A pesquisa foi realizada através da leitura de jornais da época, folhetos, livros, conferências e materiais secundários de pesquisa sobre a referida autora. Em especial na sua obra Lições de Pedagogia (1925), a autora se refere a uma educação preocupada com a junção entre trabalho manual e trabalho intelectual. Levando em consideração a integralização da educação infantil através da higiene mental, corporal e física. Incluindo, certas preocupações fundamentais ao papel do pedagogo como perceber se o aluno tem dificuldades com a visão, audição, tato e olfato. E ainda dando ênfase a importância da pedagogia dialogar com as diversas ciências como: antropologia, sociologia, filosofia, psicologia anatomia entre outros campos de saberes. a relevância desse trabalho se deu pelas investidas feitas pela autora sobre a reflexão da educação infantil que perpassa ainda por muitos dilemas na contemporaneidade. A proposta foi pensar de que maneira superar tais questões. No pensamento de Maria Lacerda de Moura, concluímos que é preciso uma mudança as estruturas dos projetos políticos de formação da criança e do professor. Sendo relevante repensar nos dilemas e impasses vividos pelos professores em relação aos desafios das vivencias cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_10_2014_17_59_19_idinscrito_841_85ec7ea177eaac7676d814dde4e46407.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE CRISTINA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DENISE FERREIRA" "autor_email" => "denisecristina20_cg@hotma" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }