Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido conjuntamente com as docentes que lecionam nas escolas do campo no município de Taperoá-PB, com o objetivo de explorar problemáticas existentes na sociedade. A ideia de trabalhar a temática surgiu da necessidade de verificar como ocorre a coleta, armazenamento e descarte do lixo na zona rural da cidade, o qual detectamos que não existia um sistema de coleta na zona rural e que o lixo domiciliar é descartado no ambiente ou é queimado, contribuindo para a sua degradação. A partir do levantamento destas informações, elaboramos ações educativas de estudo, conscientização e discussão com a comunidade escolar sobre as medidas cabíveis para a melhoria e conservação do nosso ambiente. Para isso, escolhemos o trabalho com turmas do 3° ao 5° ano, possuindo uma média de 13 alunos por turma com faixa etária entre 08 a 12 anos, estudantes de uma escola rural do município. Diante das ações desenvolvidas no decorrer do projeto, constatamos que este teve um impacto positivo, visto que a comunidade participou ativamente nas palestras e nas atividades propostas aos alunos, onde eles afirmaram que não tinham conhecimento até então do descarte correto do lixo doméstico e que muitas vezes não sabiam o que fazer com o lixo acumulado. Nesta ótica, acreditamos que o projeto teve uma repercussão muito positiva na escola, comunidade e na própria cidade, despertando através de ações educativas a importância da contribuição que cada um pode fazer para conservar o meio ambiente no qual vivemos.