Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONSTRUINDO SABERES A PARTIR DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: REGISTRANDO EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10076
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 408
    "titulo" => "CONSTRUINDO SABERES A PARTIR DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: REGISTRANDO EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO PIBID"
    "resumo" => "As inovações pedagógicas facilitam a utilização de meios que proporcionam um processo de ensino-aprendizagem significativo. Contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de atuar de forma ativa na sociedade, buscando a transformação da realidade na qual está inserido. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB Campus III, Subprojeto de Pedagogia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, em Guarabira-PB. Embora o referido subprojeto tenha alçado dois outros anos do ensino fundamental, serão destacadas as atividades desenvolvidas em turmas do 5°ano A e B, que vem favorecer a articulação entre a pesquisa e o ensino objetivando fundamentar e fortalecer a prática docente em toda a sua amplitude, estabelecendo relações entre os saberes teóricos e as práticas por meio da interação entre a escola de educação básica e os graduandos das licenciaturas a fim de ressignificar a prática docente. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológico ao longo da execução do Projeto Pluralidade Cultural: Pesquisa-ação, pesquisa de campo e bibliográfica. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: FREIRE (1996); (2005), FERREIRA (2002), MACHADO (2008), VASCONCELOS (1992) e THIOLLENTE (1998). A partir das experiências vivenciadas é possível afirmar que o Subprojeto de Pedagogia contribuiu efetivamente na ação pedagógica profissional dos sujeitos envolvidos com o mesmo, pois, contemplou novas metodologias de ensino criativas e diversificadas atraindo mais o interesse, a motivação e atenção dos alunos pela aula, tornando-os sujeitos ativos e participantes do processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "PIBID, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_10_2014_17_14_44_idinscrito_408_2e8721fef171466d46729fb2f286030f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA OLIVEIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA"
    "autor_email" => "natalialiima@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10076
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 408
    "titulo" => "CONSTRUINDO SABERES A PARTIR DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: REGISTRANDO EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO PIBID"
    "resumo" => "As inovações pedagógicas facilitam a utilização de meios que proporcionam um processo de ensino-aprendizagem significativo. Contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de atuar de forma ativa na sociedade, buscando a transformação da realidade na qual está inserido. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB Campus III, Subprojeto de Pedagogia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, em Guarabira-PB. Embora o referido subprojeto tenha alçado dois outros anos do ensino fundamental, serão destacadas as atividades desenvolvidas em turmas do 5°ano A e B, que vem favorecer a articulação entre a pesquisa e o ensino objetivando fundamentar e fortalecer a prática docente em toda a sua amplitude, estabelecendo relações entre os saberes teóricos e as práticas por meio da interação entre a escola de educação básica e os graduandos das licenciaturas a fim de ressignificar a prática docente. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológico ao longo da execução do Projeto Pluralidade Cultural: Pesquisa-ação, pesquisa de campo e bibliográfica. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: FREIRE (1996); (2005), FERREIRA (2002), MACHADO (2008), VASCONCELOS (1992) e THIOLLENTE (1998). A partir das experiências vivenciadas é possível afirmar que o Subprojeto de Pedagogia contribuiu efetivamente na ação pedagógica profissional dos sujeitos envolvidos com o mesmo, pois, contemplou novas metodologias de ensino criativas e diversificadas atraindo mais o interesse, a motivação e atenção dos alunos pela aula, tornando-os sujeitos ativos e participantes do processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "PIBID, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_21_10_2014_17_14_44_idinscrito_408_2e8721fef171466d46729fb2f286030f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA OLIVEIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA"
    "autor_email" => "natalialiima@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

As inovações pedagógicas facilitam a utilização de meios que proporcionam um processo de ensino-aprendizagem significativo. Contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de atuar de forma ativa na sociedade, buscando a transformação da realidade na qual está inserido. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB Campus III, Subprojeto de Pedagogia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, em Guarabira-PB. Embora o referido subprojeto tenha alçado dois outros anos do ensino fundamental, serão destacadas as atividades desenvolvidas em turmas do 5°ano A e B, que vem favorecer a articulação entre a pesquisa e o ensino objetivando fundamentar e fortalecer a prática docente em toda a sua amplitude, estabelecendo relações entre os saberes teóricos e as práticas por meio da interação entre a escola de educação básica e os graduandos das licenciaturas a fim de ressignificar a prática docente. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológico ao longo da execução do Projeto Pluralidade Cultural: Pesquisa-ação, pesquisa de campo e bibliográfica. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: FREIRE (1996); (2005), FERREIRA (2002), MACHADO (2008), VASCONCELOS (1992) e THIOLLENTE (1998). A partir das experiências vivenciadas é possível afirmar que o Subprojeto de Pedagogia contribuiu efetivamente na ação pedagógica profissional dos sujeitos envolvidos com o mesmo, pois, contemplou novas metodologias de ensino criativas e diversificadas atraindo mais o interesse, a motivação e atenção dos alunos pela aula, tornando-os sujeitos ativos e participantes do processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.