Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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CONSTRUINDO SABERES A PARTIR DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: REGISTRANDO EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

As inovações pedagógicas facilitam a utilização de meios que proporcionam um processo de ensino-aprendizagem significativo. Contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de atuar de forma ativa na sociedade, buscando a transformação da realidade na qual está inserido. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB Campus III, Subprojeto de Pedagogia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, em Guarabira-PB. Embora o referido subprojeto tenha alçado dois outros anos do ensino fundamental, serão destacadas as atividades desenvolvidas em turmas do 5°ano A e B, que vem favorecer a articulação entre a pesquisa e o ensino objetivando fundamentar e fortalecer a prática docente em toda a sua amplitude, estabelecendo relações entre os saberes teóricos e as práticas por meio da interação entre a escola de educação básica e os graduandos das licenciaturas a fim de ressignificar a prática docente. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológico ao longo da execução do Projeto Pluralidade Cultural: Pesquisa-ação, pesquisa de campo e bibliográfica. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: FREIRE (1996); (2005), FERREIRA (2002), MACHADO (2008), VASCONCELOS (1992) e THIOLLENTE (1998). A partir das experiências vivenciadas é possível afirmar que o Subprojeto de Pedagogia contribuiu efetivamente na ação pedagógica profissional dos sujeitos envolvidos com o mesmo, pois, contemplou novas metodologias de ensino criativas e diversificadas atraindo mais o interesse, a motivação e atenção dos alunos pela aula, tornando-os sujeitos ativos e participantes do processo de ensino-aprendizagem.

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