BRITO, Itamara Weskla Barbosa Alves De et al.. Sobre práticas e saberes docentes. Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9900>. Acesso em: 20/11/2024 00:09
Não só o dilema das práticas de ensino perpassa a vida do professor, mas, antes disso, o debate dentro da sua formação. E qual o caminho escolher: licenciatura ou bacharelado? Pesquisador ou professor? Produtor ou transmissor de conhecimento? A realidade é que, apesar desses “caminhos” serem diferente em suas particularidades, algumas pesquisas acreditam que a junção da licenciatura e do bacharelado na formação do professor é o mais indicado a se seguir, apesar de que essa junção, hoje em dia, já está implicitamente feita, uma vez que por muitas vezes o pesquisador atua como professor e o professor como pesquisador. Sabe-se que um se volta mais para o ensino e o outro para a pesquisa, no entanto, é de suma importância compreender que quando um professor tem em sua prática a influência da pesquisa, este consegue se manter atualizado em questões teóricas, por outro lado, o pesquisador pode utilizar da sua pesquisa para melhorar sua prática. De modo que, não como caminhos opostos, mas que se completam, ou mais que isso, pode-se dizer que estão entrelaçados. Essa forma de enxergar a carreira da educação torna-se a solução mais viável para transformar o percurso desse profissional menos tortuoso e com menos obstáculos. Pode-se dizer que a formação de um professor-pesquisador seria ideal, já que o mesmo teria o potencial de elaborar pesquisas e produzir conhecimento com a maestria de um pesquisador, como também teria uma grande habilidade pedagógica e didática de um professor para passar esses conhecimentos com a clareza necessária para o completo entendimento da parte discente.