SOBRE PRÁTICAS E SABERES DOCENTES
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9900 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 790 "inscrito_id" => 1044 "titulo" => "SOBRE PRÁTICAS E SABERES DOCENTES" "resumo" => "Não só o dilema das práticas de ensino perpassa a vida do professor, mas, antes disso, o debate dentro da sua formação. E qual o caminho escolher: licenciatura ou bacharelado? Pesquisador ou professor? Produtor ou transmissor de conhecimento? A realidade é que, apesar desses “caminhos” serem diferente em suas particularidades, algumas pesquisas acreditam que a junção da licenciatura e do bacharelado na formação do professor é o mais indicado a se seguir, apesar de que essa junção, hoje em dia, já está implicitamente feita, uma vez que por muitas vezes o pesquisador atua como professor e o professor como pesquisador. Sabe-se que um se volta mais para o ensino e o outro para a pesquisa, no entanto, é de suma importância compreender que quando um professor tem em sua prática a influência da pesquisa, este consegue se manter atualizado em questões teóricas, por outro lado, o pesquisador pode utilizar da sua pesquisa para melhorar sua prática. De modo que, não como caminhos opostos, mas que se completam, ou mais que isso, pode-se dizer que estão entrelaçados. Essa forma de enxergar a carreira da educação torna-se a solução mais viável para transformar o percurso desse profissional menos tortuoso e com menos obstáculos. Pode-se dizer que a formação de um professor-pesquisador seria ideal, já que o mesmo teria o potencial de elaborar pesquisas e produzir conhecimento com a maestria de um pesquisador, como também teria uma grande habilidade pedagógica e didática de um professor para passar esses conhecimentos com a clareza necessária para o completo entendimento da parte discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O PROFESSOR E A PESQUISA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, PESQUISA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_02_51_idinscrito_1044_8d28742ea5184b485077456330de5f82.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITAMARA WESKLA BARBOSA ALVES DE BRITO" "autor_nome_curto" => "ITAMARA DE BRITO" "autor_email" => "marawbab@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9900 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 790 "inscrito_id" => 1044 "titulo" => "SOBRE PRÁTICAS E SABERES DOCENTES" "resumo" => "Não só o dilema das práticas de ensino perpassa a vida do professor, mas, antes disso, o debate dentro da sua formação. E qual o caminho escolher: licenciatura ou bacharelado? Pesquisador ou professor? Produtor ou transmissor de conhecimento? A realidade é que, apesar desses “caminhos” serem diferente em suas particularidades, algumas pesquisas acreditam que a junção da licenciatura e do bacharelado na formação do professor é o mais indicado a se seguir, apesar de que essa junção, hoje em dia, já está implicitamente feita, uma vez que por muitas vezes o pesquisador atua como professor e o professor como pesquisador. Sabe-se que um se volta mais para o ensino e o outro para a pesquisa, no entanto, é de suma importância compreender que quando um professor tem em sua prática a influência da pesquisa, este consegue se manter atualizado em questões teóricas, por outro lado, o pesquisador pode utilizar da sua pesquisa para melhorar sua prática. De modo que, não como caminhos opostos, mas que se completam, ou mais que isso, pode-se dizer que estão entrelaçados. Essa forma de enxergar a carreira da educação torna-se a solução mais viável para transformar o percurso desse profissional menos tortuoso e com menos obstáculos. Pode-se dizer que a formação de um professor-pesquisador seria ideal, já que o mesmo teria o potencial de elaborar pesquisas e produzir conhecimento com a maestria de um pesquisador, como também teria uma grande habilidade pedagógica e didática de um professor para passar esses conhecimentos com a clareza necessária para o completo entendimento da parte discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O PROFESSOR E A PESQUISA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, PESQUISA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_02_51_idinscrito_1044_8d28742ea5184b485077456330de5f82.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITAMARA WESKLA BARBOSA ALVES DE BRITO" "autor_nome_curto" => "ITAMARA DE BRITO" "autor_email" => "marawbab@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }