Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PROJETO CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA - SUBPROJETO DE PEDAGOGIA – UEPB CAMPUS III

Palavra-chaves: PIBID - MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

A realidade da educação na contemporaneidade demanda mudanças no processo de ensino e aprendizagem, o professor tem um papel importante nesse processo, precisa inserir em sua prática novas metodologias de ensino a fim de promover a aprendizagem significativa ao educando. O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB Campus III, do Subprojeto de Pedagogia na sala do 5 º ano A da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, através do Projeto Conscientizar para Preservar. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas a pesquisa-ação e a pesquisa bibliográfica como também foi realizada consulta em sites e livros de diversos autores como Paulo Freire, José Carlos Libanêo, Vani Moreira Kenski, Kulisz dentre outros. Na sala de aula a temática foi apresentada aos discentes, por meio de oficinas pedagógicas, rodas de conversa, dinâmicas, coleta de lixo na escola como forma de conscientização e preservação, e foi feita oficina para a construção de brinquedos a partir de matérias recicláveis. Através das experiências obtidas em sala de aula, por meio do PIBID foi possível construir inovações pedagógicas com diversificadas atividades lúdicas, que contribuíram na formação profissional dos envolvidos, contemplando saberes a partir de novas metodologias, que assim poderão contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, provocando uma reflexão referente à importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, através da realidade cotidiana dos alunos na comunidade, escola e no ambiente familiar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.