Considerando que os conteúdos relacionados aos climas, dentro deste o Semiárido brasileiro, nos livros didáticos não são estudados mais profundamente tendo em vista a carga de informações que trazem sobre tantos outros conteúdos, e dada a complexidade relatada pelos alunos ao ser abordados assuntos de Geografia Física nas aulas, faz-se necessário ao professor prover a utilização de outros recursos didáticos que somem conhecimentos ao livro para melhor desenvolvimento da aprendizagem. Partindo desta perspectiva e levando em conta a realidade da turma de 1º C da E. E. E. F. M. São Sebastião, Campina Grande - PB, escola participante do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto do Departamento de Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, foi realizado um projeto com intuito de suprir certa escassez de conteúdo relacionado ao Semiárido nos livros didáticos da escola, utilizando-se da Literatura de Cordel como um recurso didático, que somado ao livro didático revela-se como mais uma fonte de conhecimento constituindo por uma linguagem mais acessível aos educandos, que incita-os a leitura e ao discurso crítico sobre a temática proposta. A pesquisa é do tipo exploratória e parte de uma perspectiva qualitativa tendo em vista o objetivo do trabalho, analisar a prática que foi desenvolvida para o estudo do clima Semiárido e os seus desdobramentos, que constou da utilização da literatura de cordel como um recurso que auxilia na formação crítica dos educandos, fomentando discussões, tanto nos aspectos do meio físico, o clima, quanto nas questões sociais e políticas.