ENSINO DE GEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DO SEMIÁRIDO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9862 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 3 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DO SEMIÁRIDO" "resumo" => "Considerando que os conteúdos relacionados aos climas, dentro deste o Semiárido brasileiro, nos livros didáticos não são estudados mais profundamente tendo em vista a carga de informações que trazem sobre tantos outros conteúdos, e dada a complexidade relatada pelos alunos ao ser abordados assuntos de Geografia Física nas aulas, faz-se necessário ao professor prover a utilização de outros recursos didáticos que somem conhecimentos ao livro para melhor desenvolvimento da aprendizagem. Partindo desta perspectiva e levando em conta a realidade da turma de 1º C da E. E. E. F. M. São Sebastião, Campina Grande - PB, escola participante do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto do Departamento de Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, foi realizado um projeto com intuito de suprir certa escassez de conteúdo relacionado ao Semiárido nos livros didáticos da escola, utilizando-se da Literatura de Cordel como um recurso didático, que somado ao livro didático revela-se como mais uma fonte de conhecimento constituindo por uma linguagem mais acessível aos educandos, que incita-os a leitura e ao discurso crítico sobre a temática proposta. A pesquisa é do tipo exploratória e parte de uma perspectiva qualitativa tendo em vista o objetivo do trabalho, analisar a prática que foi desenvolvida para o estudo do clima Semiárido e os seus desdobramentos, que constou da utilização da literatura de cordel como um recurso que auxilia na formação crítica dos educandos, fomentando discussões, tanto nos aspectos do meio físico, o clima, quanto nas questões sociais e políticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, LITERATURA DE CORDEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_02_36_19_idinscrito_3_5ce4cea76e8a8234f92c5c6f437d90b1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO FLORENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "nandobq66@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9862 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 3 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DO SEMIÁRIDO" "resumo" => "Considerando que os conteúdos relacionados aos climas, dentro deste o Semiárido brasileiro, nos livros didáticos não são estudados mais profundamente tendo em vista a carga de informações que trazem sobre tantos outros conteúdos, e dada a complexidade relatada pelos alunos ao ser abordados assuntos de Geografia Física nas aulas, faz-se necessário ao professor prover a utilização de outros recursos didáticos que somem conhecimentos ao livro para melhor desenvolvimento da aprendizagem. Partindo desta perspectiva e levando em conta a realidade da turma de 1º C da E. E. E. F. M. São Sebastião, Campina Grande - PB, escola participante do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto do Departamento de Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, foi realizado um projeto com intuito de suprir certa escassez de conteúdo relacionado ao Semiárido nos livros didáticos da escola, utilizando-se da Literatura de Cordel como um recurso didático, que somado ao livro didático revela-se como mais uma fonte de conhecimento constituindo por uma linguagem mais acessível aos educandos, que incita-os a leitura e ao discurso crítico sobre a temática proposta. A pesquisa é do tipo exploratória e parte de uma perspectiva qualitativa tendo em vista o objetivo do trabalho, analisar a prática que foi desenvolvida para o estudo do clima Semiárido e os seus desdobramentos, que constou da utilização da literatura de cordel como um recurso que auxilia na formação crítica dos educandos, fomentando discussões, tanto nos aspectos do meio físico, o clima, quanto nas questões sociais e políticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, LITERATURA DE CORDEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_02_36_19_idinscrito_3_5ce4cea76e8a8234f92c5c6f437d90b1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO FLORENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "nandobq66@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }