Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PAPEL DO PIBID E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS: PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR SUPERVISOR NO PIBID

Palavra-chaves: ESTÁGIO, LICENCIATURA, PIBID Pôster (PO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10128
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 475
    "inscrito_id" => 1457
    "titulo" => "O PAPEL DO PIBID E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS: PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR SUPERVISOR NO PIBID"
    "resumo" => """
      O referido trata de um relato de experiência vivenciada como professora supervisora no PIBID na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde no Subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba no campus l, Campina Grande – PB. Portando o fato de escrever sobre a experiência se deu ao questionamento sobre o estágio supervisionado e o PIBID e os impactos do mesmo na escola que adere ao programa. Tendo como objetivos refletir sobre o papel do estágio supervisionado e programa PIBID; avaliar os impactos das ações das estagiárias, bem como o desenvolvimento das mesmas enquanto futuras profissionais no magistério; refletir sobre a experiência de uma  professora inserida no  sistema público municipal e a  contribuição na formação docentes das estagiárias. Buscou- fundamentar-se teoricamente para ampliar a compreensão do PIBID e o estágio supervisionado fazendo um comparativo entre ambos, foi promovida uma roda de diálogo com as estagiárias para compreender como elas avaliam o estágio supervisionado e o PIBID; já que o grupo é inserido em ambos os contextos, seguido de descrição das ações das estagiárias e a contribuição do professor supervisor. As estudantes puderam desenvolver subprojetos dentro da proposta de projetos Já existente. Ao que refere a dinâmica desenvolvida na Escola foi na perspectiva de articulação entre professores e estagiárias. O grupo de 5 foi dividido em dois grupos A e B, com 3 estudantes no  2º ciclo final e 2 no 2º inicial, com possíveis alternância de turma; e também atuar na turma de EJA ; pois a possibilidade aqui era um projeto de leitura desenvolvido pela  professora  do 2º ciclo final de EJA. Essa supervisora no PIBID mentora do projeto “ler para conhecer e escrever para transforma”. Esse desenvolvido a noite em turma de EJA em consonância com professoras atuantes \r\n
      no 2º ciclo inicial e final em turmas vespertinas. Iniciou-se em conhecer os aspectos físicos da escola bem como sua proposta pedagógica através do PPP em consonância com os eixos temáticos da Secretaria de Educação do Município de Campina Grande-PB. Foram feitas intervenções através de várias estratégias de ampliação dessas leituras e escrita objetivando possibilitar mudanças; é bem verdade que essas aconteceram; apesar das dificuldades, pois muitas vezes foi necessário adaptar material, a exemplo de falha no data show sendo necessário xerocar material. O Estágio supervisionado e o PIBID vêm contribuir de forma relevante na formação das estudantes em licenciaturas. Pois ambos inserem os (as) estagiários (as) das mais diversas maneiras, sejam elas apartir das observações das aulas, a regência de sala, entre outras. Portanto percebem-se contribuições positivas em ambos. Entretanto foi possível perceber que o estagiário do PIBIB tem mais oportunidade; porque por passar mais tempo na escola entende com mais amplitude a dinâmica da escola. Portando o PIBID apresenta uma perspectiva meritocrática, ideia essa discutida  na integra no relato em questão.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, LICENCIATURA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_00_00_55_idinscrito_1457_a0fe7a12956f3167bb2dcbcc8cfcec52.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARY ROQUE DE AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "ROSEMARY"
    "autor_email" => "aquinorosemary@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10128
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 475
    "inscrito_id" => 1457
    "titulo" => "O PAPEL DO PIBID E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS: PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR SUPERVISOR NO PIBID"
    "resumo" => """
      O referido trata de um relato de experiência vivenciada como professora supervisora no PIBID na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde no Subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba no campus l, Campina Grande – PB. Portando o fato de escrever sobre a experiência se deu ao questionamento sobre o estágio supervisionado e o PIBID e os impactos do mesmo na escola que adere ao programa. Tendo como objetivos refletir sobre o papel do estágio supervisionado e programa PIBID; avaliar os impactos das ações das estagiárias, bem como o desenvolvimento das mesmas enquanto futuras profissionais no magistério; refletir sobre a experiência de uma  professora inserida no  sistema público municipal e a  contribuição na formação docentes das estagiárias. Buscou- fundamentar-se teoricamente para ampliar a compreensão do PIBID e o estágio supervisionado fazendo um comparativo entre ambos, foi promovida uma roda de diálogo com as estagiárias para compreender como elas avaliam o estágio supervisionado e o PIBID; já que o grupo é inserido em ambos os contextos, seguido de descrição das ações das estagiárias e a contribuição do professor supervisor. As estudantes puderam desenvolver subprojetos dentro da proposta de projetos Já existente. Ao que refere a dinâmica desenvolvida na Escola foi na perspectiva de articulação entre professores e estagiárias. O grupo de 5 foi dividido em dois grupos A e B, com 3 estudantes no  2º ciclo final e 2 no 2º inicial, com possíveis alternância de turma; e também atuar na turma de EJA ; pois a possibilidade aqui era um projeto de leitura desenvolvido pela  professora  do 2º ciclo final de EJA. Essa supervisora no PIBID mentora do projeto “ler para conhecer e escrever para transforma”. Esse desenvolvido a noite em turma de EJA em consonância com professoras atuantes \r\n
      no 2º ciclo inicial e final em turmas vespertinas. Iniciou-se em conhecer os aspectos físicos da escola bem como sua proposta pedagógica através do PPP em consonância com os eixos temáticos da Secretaria de Educação do Município de Campina Grande-PB. Foram feitas intervenções através de várias estratégias de ampliação dessas leituras e escrita objetivando possibilitar mudanças; é bem verdade que essas aconteceram; apesar das dificuldades, pois muitas vezes foi necessário adaptar material, a exemplo de falha no data show sendo necessário xerocar material. O Estágio supervisionado e o PIBID vêm contribuir de forma relevante na formação das estudantes em licenciaturas. Pois ambos inserem os (as) estagiários (as) das mais diversas maneiras, sejam elas apartir das observações das aulas, a regência de sala, entre outras. Portanto percebem-se contribuições positivas em ambos. Entretanto foi possível perceber que o estagiário do PIBIB tem mais oportunidade; porque por passar mais tempo na escola entende com mais amplitude a dinâmica da escola. Portando o PIBID apresenta uma perspectiva meritocrática, ideia essa discutida  na integra no relato em questão.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, LICENCIATURA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_00_00_55_idinscrito_1457_a0fe7a12956f3167bb2dcbcc8cfcec52.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARY ROQUE DE AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "ROSEMARY"
    "autor_email" => "aquinorosemary@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O referido trata de um relato de experiência vivenciada como professora supervisora no PIBID na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde no Subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba no campus l, Campina Grande – PB. Portando o fato de escrever sobre a experiência se deu ao questionamento sobre o estágio supervisionado e o PIBID e os impactos do mesmo na escola que adere ao programa. Tendo como objetivos refletir sobre o papel do estágio supervisionado e programa PIBID; avaliar os impactos das ações das estagiárias, bem como o desenvolvimento das mesmas enquanto futuras profissionais no magistério; refletir sobre a experiência de uma professora inserida no sistema público municipal e a contribuição na formação docentes das estagiárias. Buscou- fundamentar-se teoricamente para ampliar a compreensão do PIBID e o estágio supervisionado fazendo um comparativo entre ambos, foi promovida uma roda de diálogo com as estagiárias para compreender como elas avaliam o estágio supervisionado e o PIBID; já que o grupo é inserido em ambos os contextos, seguido de descrição das ações das estagiárias e a contribuição do professor supervisor. As estudantes puderam desenvolver subprojetos dentro da proposta de projetos Já existente. Ao que refere a dinâmica desenvolvida na Escola foi na perspectiva de articulação entre professores e estagiárias. O grupo de 5 foi dividido em dois grupos A e B, com 3 estudantes no 2º ciclo final e 2 no 2º inicial, com possíveis alternância de turma; e também atuar na turma de EJA ; pois a possibilidade aqui era um projeto de leitura desenvolvido pela professora do 2º ciclo final de EJA. Essa supervisora no PIBID mentora do projeto “ler para conhecer e escrever para transforma”. Esse desenvolvido a noite em turma de EJA em consonância com professoras atuantes no 2º ciclo inicial e final em turmas vespertinas. Iniciou-se em conhecer os aspectos físicos da escola bem como sua proposta pedagógica através do PPP em consonância com os eixos temáticos da Secretaria de Educação do Município de Campina Grande-PB. Foram feitas intervenções através de várias estratégias de ampliação dessas leituras e escrita objetivando possibilitar mudanças; é bem verdade que essas aconteceram; apesar das dificuldades, pois muitas vezes foi necessário adaptar material, a exemplo de falha no data show sendo necessário xerocar material. O Estágio supervisionado e o PIBID vêm contribuir de forma relevante na formação das estudantes em licenciaturas. Pois ambos inserem os (as) estagiários (as) das mais diversas maneiras, sejam elas apartir das observações das aulas, a regência de sala, entre outras. Portanto percebem-se contribuições positivas em ambos. Entretanto foi possível perceber que o estagiário do PIBIB tem mais oportunidade; porque por passar mais tempo na escola entende com mais amplitude a dinâmica da escola. Portando o PIBID apresenta uma perspectiva meritocrática, ideia essa discutida na integra no relato em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.