PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10159 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 441 "inscrito_id" => 1300 "titulo" => "PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A conexão entre educação e cinematografia apresenta função estratégica e pedagógica na sociedade, fornecendo politização, senso crítico e conhecimento para os indivíduos, assim, a articulação das imagens no dia-a-dia das pessoas assume um papel muito forte, principalmente na vida de crianças e jovens, a partir disso, o cinema surge como um instrumento auxiliador para o ensino e ferramenta a ser investigada, para procurar descobrir como a escola se posiciona frente ao cinema e averiguar ainda de que maneira o professor utiliza este recurso. Percebe-se então que, se o cinema está presente na vida dos jovens, ele não pode ser desconsiderado e simplesmente suprimido do sistema educativo, principalmente porque se solidifica como um forte componente polinizador da aprendizagem. (KLAMMER et. al, 2006). Portanto, o uso dos recursos cinematográfico para analisar informações e contextos pode facilitar a aquisição de conteúdos escolares, essa realidade é a que investigamos nesse estudo. Assim, este trabalho teve como objetivos discutir sobre uso devido do cinema e das novas tecnologias na educação, realizar atividades escritas sobre cinema, uso das mídias e os conteúdos de Geografia e analisar se essas práticas, envolvendo as produções de documentários, auxiliam ou não no conhecimento geográfico. As atividades pedagógicas foram desenvolvidas na Escola Estadual do Ensino Médio Severino Cabral, envolvendo a turma do 2º ano “C”. A princípio teve explicações teóricas, tanto de como desenvolver o trabalho quanto em relação aos assuntos a serem abordados, tendo como base a grande curricular do ensino médio inovador. A exibição de vídeos, documentários e filmes relacionados aos assuntos, auxiliaram na hora de elaborar as produções cinematográficas. Posteriormente, a turma foi dividida em grupos, com diversas temáticas, pronta esta etapa, ocorreu a produção dos documentários. Para realização dessas atividades utilizou-se de materiais teórico, filmadora, celular, computador pessoal, ferramentas de edição, dentre outros. A partir das práticas realizadas, percebeu-se que os alunos adquiram autenticidade e responsabilidade para utilizar os recursos cinematográficos e as novas tecnologias para fins pedagógicos, houve incentivo a frequência e rendimento dos alunos, a partir das produções dos documentários, os conteúdos das disciplinas e macrocampos envolvidos ficaram mais atrativos e próximos da realidade dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "DOCUMENTÁRIOS, APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_21_05_02_idinscrito_1300_72fdec760a3f3b061510bc11f80da45c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUETONIO JUNIOR FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JUNIOR SOUSA" "autor_email" => "suetonio_junior2@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10159 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 441 "inscrito_id" => 1300 "titulo" => "PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A conexão entre educação e cinematografia apresenta função estratégica e pedagógica na sociedade, fornecendo politização, senso crítico e conhecimento para os indivíduos, assim, a articulação das imagens no dia-a-dia das pessoas assume um papel muito forte, principalmente na vida de crianças e jovens, a partir disso, o cinema surge como um instrumento auxiliador para o ensino e ferramenta a ser investigada, para procurar descobrir como a escola se posiciona frente ao cinema e averiguar ainda de que maneira o professor utiliza este recurso. Percebe-se então que, se o cinema está presente na vida dos jovens, ele não pode ser desconsiderado e simplesmente suprimido do sistema educativo, principalmente porque se solidifica como um forte componente polinizador da aprendizagem. (KLAMMER et. al, 2006). Portanto, o uso dos recursos cinematográfico para analisar informações e contextos pode facilitar a aquisição de conteúdos escolares, essa realidade é a que investigamos nesse estudo. Assim, este trabalho teve como objetivos discutir sobre uso devido do cinema e das novas tecnologias na educação, realizar atividades escritas sobre cinema, uso das mídias e os conteúdos de Geografia e analisar se essas práticas, envolvendo as produções de documentários, auxiliam ou não no conhecimento geográfico. As atividades pedagógicas foram desenvolvidas na Escola Estadual do Ensino Médio Severino Cabral, envolvendo a turma do 2º ano “C”. A princípio teve explicações teóricas, tanto de como desenvolver o trabalho quanto em relação aos assuntos a serem abordados, tendo como base a grande curricular do ensino médio inovador. A exibição de vídeos, documentários e filmes relacionados aos assuntos, auxiliaram na hora de elaborar as produções cinematográficas. Posteriormente, a turma foi dividida em grupos, com diversas temáticas, pronta esta etapa, ocorreu a produção dos documentários. Para realização dessas atividades utilizou-se de materiais teórico, filmadora, celular, computador pessoal, ferramentas de edição, dentre outros. A partir das práticas realizadas, percebeu-se que os alunos adquiram autenticidade e responsabilidade para utilizar os recursos cinematográficos e as novas tecnologias para fins pedagógicos, houve incentivo a frequência e rendimento dos alunos, a partir das produções dos documentários, os conteúdos das disciplinas e macrocampos envolvidos ficaram mais atrativos e próximos da realidade dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "DOCUMENTÁRIOS, APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_21_05_02_idinscrito_1300_72fdec760a3f3b061510bc11f80da45c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUETONIO JUNIOR FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JUNIOR SOUSA" "autor_email" => "suetonio_junior2@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }