Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PIBID UEPB: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO MÉDIO DA ESCOLA PUBLICA DR. ELPÍDO DE ALMEIDA

Palavra-chaves: EXPERIMENTO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EQUIPAMENTOS ALTERNATIVOS Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

No estudo de ciências, tem-se buscado atribuir um papel à experimentação, inserindo-a no contexto do educando de maneira que ele possa vivenciar a teoria anteriormente estudada. A experimentação no ensino de Química tem sido defendida por diversos autores, pois constitui um recurso pedagógico importante que pode auxiliar na construção de conceitos. O ensino de química deve desenvolver nos educandos a capacidade de compreender os fenômenos químicos presente em seu dia-a-dia. Assim, a realização de experimentos ajuda a aproximar a química vista na sala de aula ao cotidiano dos educandos, assim o tornando um sujeito ativo na construção do conhecimento, transformando conhecimento teórico em aprendizagem significativa. Neste contexto, o presente estudo elaborou-se uma sequencia didática com a temática experimentação, e esta foram aplicadas em quatros momentos, nos dois primeiros momentos na qual os alunos do PIBID UEPB lecionam aulas do assunto previamente selecionado, separação de misturas para alunos do primeiro ano do ensino médio, no terceiro momento os alunos juntos com os professores construirão alguns equipamentos alternativos para realizarem a aula prática. Na semana seguinte que foi o quarto momento os alunos utilizaram os equipamentos construídos para fazer as seguintes práticas: Destilação, peneiração, centrifugação, decantação, filtração e catação. É importante pontuar que no momento da prática foi possível verificar a motivação, bem como, interação dos alunos e professor fazendo sempre conexão entre aula teórica e a prática no laboratório. Finalizado a aplicação da sequência, os relatórios da aula de experimentação feitos pelos alunos aponta que os alunos se mostraram interessados durante todos os momentos da sequência, e os resultados prévios sinalizam que esta proposta didática pedagógica contribuiu com o processo de ensino e aprendizagem potencialmente significativa dos educandos envolvidos.

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