Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGIA Pôster (PO) O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Atualmente se tem discutido acerca do ato de aprender e ensinar, presente em várias etapas na vida dos profissionais da educação. Visando a busca da identidade do ser que aprende delineia-se uma ação psicopedagogica com o objetivo de investigar condições necessárias para que o aprendiz possa atuar e pensar sobre as suas ações. É fato articular a proposta da inclusão da psicopedagogia no processo de ensino e aprendizagem, todavia observa-se que ainda permanece escassa a inclusão do psicopedagogo na educação infantil. Partindo dessa hipotética, buscou-se incluir o pedagogo para auxiliar no desenvolvimento do ensino aprendizagem numa turma do 3° ano da educação infantil. Tal estudo se fundamentará pelas idéias de vários pesquisadores que discutem sobre a psicopedagogia no âmbito educacional dentre os quais se destacam Patto (1987), Fonseca (1987) e Collares(1987). O problema de pesquisa consistiu em saber: qual a importância do psicopedagogo no processo de aprendizagem de crianças na educação infantil?A justificativa do trabalho se dá, devido às dificuldades de aprendizagem e os transtornos que impedem o estudante da educação infantil de assimilar o conteúdo ensinado na escola, dessa forma, se fizeram necessário uma proposta de trabalho que surgiu através da escolha de um tema que desencadeará um trabalho de conclusão de curso. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a importância da atuação da psicopedagogia na educação infantil, no processo de aquisição da aprendizagem das crianças, no contexto da realidade das escolas privadas. Na metodologia adotou-se a abordagem quantitativa, qualitativa, de forma descritiva. Quantitativa por apurar opiniões e atitudes explicita, pois utilizara instrumentos estruturados (CAVALCANTE, 2006); qualitativa, pois estimulara os entrevistados a pensarem livremente mostrando aspectos subjetivos e atingindo motivações não explícitas, abrindo espaço para uma nova interpretação sobre o assunto estudado (DANTAS, 2006); e descritiva, pois procurara observar, analisar, registrar, classificar e interpretar os fatos ou fenômenos (HELENA, 2011). Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos com 20 alunos na turma do terceiro ano da educação infantil da Escola Mundo da Magia, localizada na cidade de Gravatá– PE, os procedimentos foram divididos em três momentos, no primeiro observou-se o comportamento do aluno, identificando os métodos e técnicas de ensino adotadas pelos professores na mediação da aprendizagem. Em seguida, passou-se a verificar práticas de intervenção do psicopedagogo com as crianças, que apresentaram dificuldades de aprendizagem, informado pelos professores do contexto da educação infantil. E por fim, foi realizada a análise e avaliação dos resultados obtidos nos alunos, que tiveram a intervenção do psicopedagogo. Nesse sentido, entende-se que as dificuldades e os transtornos permanecem impedindo o estudante de assimilar o conteúdo ensinado na escola, porém o trabalho realizado pelo psicopedagogo possivelmente estará contribuindo como mediação no processo ensino aprendizagem para minimizar as dificuldades cognitivas dos alunos com déficit de aprendizagem.

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