Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ

Palavra-chaves: GEOMETRIA ESPACIAL, ENSINO DE MATEMÁTICA, PALITOS DE PICOLÉ Comunicação Oral (CO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10165
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 249
    "titulo" => "GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2014. O projeto “Geometria Espacial: Construindo sólidos geométricos com palitos de picolé”, visa trabalhar o estudo da geometria espacial diante das dificuldades de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos abordados, a partir dos conceitos abstratos das figuras planas mais conhecidas como: o quadrado, círculo e o triangulo, de forma que possam descobrir as formas e as representações espaciais a partir da construção das mesmas com o uso do palito de picolé, tornando mais significativa e presente a matemática no cotidiano. As atividades foram realizadas em três momentos: 1 – Foi ministrada uma aula, onde foram revisados os conceitos de geometria plana (ponto, reta, plano, segmento de reta, entre outros). Em seguida, foi feita uma investigação com o objetivo de saber se os alunos tinham algum conhecimento de geometria espacial.  Foram feitas perguntas para os alunos: se eles sabiam sobre geometria espacial, se já tinham estudado e se conheciam algum sólido geométrico. 2 - Minicurso sobre Geometria Espacial: Construindo sólidos geométricos com palitos de picolé. Apresentamos para um total de 22 alunos, onde abordamos, brevemente, o surgimento da geometria plana e espacial, os principais matemáticos que contribuíram para o estudo da geometria, curiosidades das pirâmides mais conhecidas, conceitos, definições, propriedades e exemplos de alguns sólidos geométricos, tais como: cubo, cone, cilindro, pirâmide, esfera, prisma (área e volume). A partir desse minicurso, os alunos começaram a desenvolver e construírem objetos de palitos de picolé com formas geométricas. 3 - Oficina para 12 alunos do 3° ano do ensino médio, onde foram revisados os conceitos e definições de geometria espacial, além dos principais sólidos geométricos. Em seguida, os alunos, com o auxilio dos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, construíram com palitos de picolé e cola quente os principais sólidos geométricos. Ao final da oficina, foram organizados e expostos os sólidos geométricos e, também, os objetos que eles construíram com palitos de picolé, onde foram percebidos os sólidos que estavam contidos nesses objetos, sendo feito o uso dos conceitos e propriedades da geometria espacial que estavam presentes nos sólidos feitos com palitos de picolé construídos pelos alunos. Os resultados indicaram que os alunos tinham dificuldades em Geometria espacial, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de proporcionar uma nova visão da matemática, possibilitando a manipulação e construção de sólidos com novos materiais. Foi uma experiência de grande riqueza que certamente foi muito significante para os alunos que ficaram motivados com técnicas inovadoras de se estudar geometria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL, ENSINO DE MATEMÁTICA, PALITOS DE PICOLÉ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_15_25_34_idinscrito_249_77f5b83eb3b12721dcd825ea13e8d9bb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA CAVALCANTE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "tatiana-cavalcante18@hotm"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10165
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 249
    "titulo" => "GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2014. O projeto “Geometria Espacial: Construindo sólidos geométricos com palitos de picolé”, visa trabalhar o estudo da geometria espacial diante das dificuldades de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos abordados, a partir dos conceitos abstratos das figuras planas mais conhecidas como: o quadrado, círculo e o triangulo, de forma que possam descobrir as formas e as representações espaciais a partir da construção das mesmas com o uso do palito de picolé, tornando mais significativa e presente a matemática no cotidiano. As atividades foram realizadas em três momentos: 1 – Foi ministrada uma aula, onde foram revisados os conceitos de geometria plana (ponto, reta, plano, segmento de reta, entre outros). Em seguida, foi feita uma investigação com o objetivo de saber se os alunos tinham algum conhecimento de geometria espacial.  Foram feitas perguntas para os alunos: se eles sabiam sobre geometria espacial, se já tinham estudado e se conheciam algum sólido geométrico. 2 - Minicurso sobre Geometria Espacial: Construindo sólidos geométricos com palitos de picolé. Apresentamos para um total de 22 alunos, onde abordamos, brevemente, o surgimento da geometria plana e espacial, os principais matemáticos que contribuíram para o estudo da geometria, curiosidades das pirâmides mais conhecidas, conceitos, definições, propriedades e exemplos de alguns sólidos geométricos, tais como: cubo, cone, cilindro, pirâmide, esfera, prisma (área e volume). A partir desse minicurso, os alunos começaram a desenvolver e construírem objetos de palitos de picolé com formas geométricas. 3 - Oficina para 12 alunos do 3° ano do ensino médio, onde foram revisados os conceitos e definições de geometria espacial, além dos principais sólidos geométricos. Em seguida, os alunos, com o auxilio dos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, construíram com palitos de picolé e cola quente os principais sólidos geométricos. Ao final da oficina, foram organizados e expostos os sólidos geométricos e, também, os objetos que eles construíram com palitos de picolé, onde foram percebidos os sólidos que estavam contidos nesses objetos, sendo feito o uso dos conceitos e propriedades da geometria espacial que estavam presentes nos sólidos feitos com palitos de picolé construídos pelos alunos. Os resultados indicaram que os alunos tinham dificuldades em Geometria espacial, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de proporcionar uma nova visão da matemática, possibilitando a manipulação e construção de sólidos com novos materiais. Foi uma experiência de grande riqueza que certamente foi muito significante para os alunos que ficaram motivados com técnicas inovadoras de se estudar geometria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL, ENSINO DE MATEMÁTICA, PALITOS DE PICOLÉ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_15_25_34_idinscrito_249_77f5b83eb3b12721dcd825ea13e8d9bb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA CAVALCANTE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "tatiana-cavalcante18@hotm"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2014. O projeto “Geometria Espacial: Construindo sólidos geométricos com palitos de picolé”, visa trabalhar o estudo da geometria espacial diante das dificuldades de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos abordados, a partir dos conceitos abstratos das figuras planas mais conhecidas como: o quadrado, círculo e o triangulo, de forma que possam descobrir as formas e as representações espaciais a partir da construção das mesmas com o uso do palito de picolé, tornando mais significativa e presente a matemática no cotidiano. As atividades foram realizadas em três momentos: 1 – Foi ministrada uma aula, onde foram revisados os conceitos de geometria plana (ponto, reta, plano, segmento de reta, entre outros). Em seguida, foi feita uma investigação com o objetivo de saber se os alunos tinham algum conhecimento de geometria espacial. Foram feitas perguntas para os alunos: se eles sabiam sobre geometria espacial, se já tinham estudado e se conheciam algum sólido geométrico. 2 - Minicurso sobre Geometria Espacial: Construindo sólidos geométricos com palitos de picolé. Apresentamos para um total de 22 alunos, onde abordamos, brevemente, o surgimento da geometria plana e espacial, os principais matemáticos que contribuíram para o estudo da geometria, curiosidades das pirâmides mais conhecidas, conceitos, definições, propriedades e exemplos de alguns sólidos geométricos, tais como: cubo, cone, cilindro, pirâmide, esfera, prisma (área e volume). A partir desse minicurso, os alunos começaram a desenvolver e construírem objetos de palitos de picolé com formas geométricas. 3 - Oficina para 12 alunos do 3° ano do ensino médio, onde foram revisados os conceitos e definições de geometria espacial, além dos principais sólidos geométricos. Em seguida, os alunos, com o auxilio dos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, construíram com palitos de picolé e cola quente os principais sólidos geométricos. Ao final da oficina, foram organizados e expostos os sólidos geométricos e, também, os objetos que eles construíram com palitos de picolé, onde foram percebidos os sólidos que estavam contidos nesses objetos, sendo feito o uso dos conceitos e propriedades da geometria espacial que estavam presentes nos sólidos feitos com palitos de picolé construídos pelos alunos. Os resultados indicaram que os alunos tinham dificuldades em Geometria espacial, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de proporcionar uma nova visão da matemática, possibilitando a manipulação e construção de sólidos com novos materiais. Foi uma experiência de grande riqueza que certamente foi muito significante para os alunos que ficaram motivados com técnicas inovadoras de se estudar geometria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.