Este artigo pautou-se num estudo sobre o termo leitura e a prática educativa no contexto do ensino do espanhol e sobre a reflexão como instrumento indicador de caminhos metodológicos em busca da qualidade da aprendizagem. A motivação desse trabalho ainda é compreender o processo da leitura como forma de estímulo para o desenvolvimento do ensino de língua estrangeira e dos fenômenos existentes na concepção significativa de aluno através de uma abordagem construtiva das práticas de ensino do professor. O estudo fundamenta-se através de pesquisas bibliográficas, em autores como Solé (1998); PCN (2001) e outros que enfatizam a leitura de forma colaborativa para que se torne algo essencial na aprendizagem e uma atividade onde o professor trabalhe não somente conceitos mais relações e significados que permitam com que o ensino do espanhol através da leitura esteja relacionada a valorização da língua estrangeira. O trabalho baseia-se ainda em uma perspectiva da formação e reflexão do ensino no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência. Quanto à metodologia, a pesquisa possuiu característica qualitativa, pois visa buscar o entendimento sobre a complexidade social e humana descrevendo as características dos objetos pesquisados. Tendo os questionários como coleta de dados. Os resultados obtidos do trabalho revelam a importância de entender o processo de aquisição de conhecimento através da leitura decorrente do contexto , segundo os estímulos de cada disciplina em especial do processo de formação de língua estrangeira. Concluiu-se ainda que com o estudo teórico e com os materiais de coleta de dados, que há uma desarticulação entre a teoria e a prática fazendo-se necessário que o professor utilize-se não apenas das teorias durante as aulas, mas que utilize-se de uma variedade de ferramentas que ajudem na promoção e estimulo da leitura, adequando-os à diversidade e natureza das aprendizagens que possam colaborar no desenvolvimento dos conhecimentos.