A LEITURA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL- UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA DOCÊNCIA- PIBID-UERR
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10192 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 743 "inscrito_id" => 1595 "titulo" => "A LEITURA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL- UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA DOCÊNCIA- PIBID-UERR" "resumo" => "Este artigo pautou-se num estudo sobre o termo leitura e a prática educativa no contexto do ensino do espanhol e sobre a reflexão como instrumento indicador de caminhos metodológicos em busca da qualidade da aprendizagem. A motivação desse trabalho ainda é compreender o processo da leitura como forma de estímulo para o desenvolvimento do ensino de língua estrangeira e dos fenômenos existentes na concepção significativa de aluno através de uma abordagem construtiva das práticas de ensino do professor. O estudo fundamenta-se através de pesquisas bibliográficas, em autores como Solé (1998); PCN (2001) e outros que enfatizam a leitura de forma colaborativa para que se torne algo essencial na aprendizagem e uma atividade onde o professor trabalhe não somente conceitos mais relações e significados que permitam com que o ensino do espanhol através da leitura esteja relacionada a valorização da língua estrangeira. O trabalho baseia-se ainda em uma perspectiva da formação e reflexão do ensino no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência. Quanto à metodologia, a pesquisa possuiu característica qualitativa, pois visa buscar o entendimento sobre a complexidade social e humana descrevendo as características dos objetos pesquisados. Tendo os questionários como coleta de dados. Os resultados obtidos do trabalho revelam a importância de entender o processo de aquisição de conhecimento através da leitura decorrente do contexto , segundo os estímulos de cada disciplina em especial do processo de formação de língua estrangeira. Concluiu-se ainda que com o estudo teórico e com os materiais de coleta de dados, que há uma desarticulação entre a teoria e a prática fazendo-se necessário que o professor utilize-se não apenas das teorias durante as aulas, mas que utilize-se de uma variedade de ferramentas que ajudem na promoção e estimulo da leitura, adequando-os à diversidade e natureza das aprendizagens que possam colaborar no desenvolvimento dos conhecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO, ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_21_22_22_idinscrito_1595_3681e874793ccf99377595ac51920d38.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELEN BARROSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WELEN BARROSO" "autor_email" => "welen_raylla@hotmail.com" "autor_ies" => "UERR- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10192 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 743 "inscrito_id" => 1595 "titulo" => "A LEITURA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL- UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA DOCÊNCIA- PIBID-UERR" "resumo" => "Este artigo pautou-se num estudo sobre o termo leitura e a prática educativa no contexto do ensino do espanhol e sobre a reflexão como instrumento indicador de caminhos metodológicos em busca da qualidade da aprendizagem. A motivação desse trabalho ainda é compreender o processo da leitura como forma de estímulo para o desenvolvimento do ensino de língua estrangeira e dos fenômenos existentes na concepção significativa de aluno através de uma abordagem construtiva das práticas de ensino do professor. O estudo fundamenta-se através de pesquisas bibliográficas, em autores como Solé (1998); PCN (2001) e outros que enfatizam a leitura de forma colaborativa para que se torne algo essencial na aprendizagem e uma atividade onde o professor trabalhe não somente conceitos mais relações e significados que permitam com que o ensino do espanhol através da leitura esteja relacionada a valorização da língua estrangeira. O trabalho baseia-se ainda em uma perspectiva da formação e reflexão do ensino no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência. Quanto à metodologia, a pesquisa possuiu característica qualitativa, pois visa buscar o entendimento sobre a complexidade social e humana descrevendo as características dos objetos pesquisados. Tendo os questionários como coleta de dados. Os resultados obtidos do trabalho revelam a importância de entender o processo de aquisição de conhecimento através da leitura decorrente do contexto , segundo os estímulos de cada disciplina em especial do processo de formação de língua estrangeira. Concluiu-se ainda que com o estudo teórico e com os materiais de coleta de dados, que há uma desarticulação entre a teoria e a prática fazendo-se necessário que o professor utilize-se não apenas das teorias durante as aulas, mas que utilize-se de uma variedade de ferramentas que ajudem na promoção e estimulo da leitura, adequando-os à diversidade e natureza das aprendizagens que possam colaborar no desenvolvimento dos conhecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO, ESPANHOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_21_22_22_idinscrito_1595_3681e874793ccf99377595ac51920d38.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELEN BARROSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WELEN BARROSO" "autor_email" => "welen_raylla@hotmail.com" "autor_ies" => "UERR- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }