Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A LEITURA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL- UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA DOCÊNCIA- PIBID-UERR

Palavra-chaves: LEITURA, ENSINO, ESPANHOL Comunicação Oral (CO) Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10192
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 743
    "inscrito_id" => 1595
    "titulo" => "A LEITURA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL- UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA DOCÊNCIA- PIBID-UERR"
    "resumo" => "Este artigo pautou-se num estudo sobre o termo leitura e a prática educativa no contexto do ensino do espanhol e sobre a reflexão como instrumento indicador de caminhos metodológicos em busca da qualidade da aprendizagem. A motivação desse trabalho ainda é compreender o processo da leitura como forma de estímulo para o desenvolvimento do ensino de língua estrangeira e dos fenômenos existentes na concepção significativa de aluno através de uma abordagem construtiva das práticas de ensino do professor. O estudo fundamenta-se através de pesquisas bibliográficas, em autores como Solé (1998); PCN (2001)  e outros que enfatizam a leitura de forma colaborativa para que se torne algo essencial na aprendizagem e uma atividade onde o professor trabalhe não somente conceitos mais relações e significados que permitam com que o ensino do espanhol através da leitura esteja relacionada a valorização da língua estrangeira. O trabalho baseia-se ainda em uma perspectiva da formação e reflexão do ensino no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência. Quanto à metodologia, a pesquisa possuiu característica qualitativa, pois visa buscar o entendimento sobre a complexidade social e humana descrevendo as características dos objetos pesquisados. Tendo os questionários como coleta de dados.   Os resultados obtidos do trabalho revelam a importância de entender o processo de aquisição de conhecimento através da leitura decorrente do contexto , segundo os estímulos de cada disciplina em especial do processo de formação de língua estrangeira. Concluiu-se ainda  que com o estudo teórico e com os materiais de coleta de dados, que há uma desarticulação entre a teoria e a prática fazendo-se necessário que o professor utilize-se  não apenas das teorias durante as aulas, mas que utilize-se de uma variedade de ferramentas que ajudem na promoção e estimulo da leitura, adequando-os à diversidade e natureza das aprendizagens que possam colaborar no desenvolvimento dos conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO, ESPANHOL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_21_22_22_idinscrito_1595_3681e874793ccf99377595ac51920d38.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELEN BARROSO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WELEN BARROSO"
    "autor_email" => "welen_raylla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERR- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10192
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 743
    "inscrito_id" => 1595
    "titulo" => "A LEITURA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL- UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA DOCÊNCIA- PIBID-UERR"
    "resumo" => "Este artigo pautou-se num estudo sobre o termo leitura e a prática educativa no contexto do ensino do espanhol e sobre a reflexão como instrumento indicador de caminhos metodológicos em busca da qualidade da aprendizagem. A motivação desse trabalho ainda é compreender o processo da leitura como forma de estímulo para o desenvolvimento do ensino de língua estrangeira e dos fenômenos existentes na concepção significativa de aluno através de uma abordagem construtiva das práticas de ensino do professor. O estudo fundamenta-se através de pesquisas bibliográficas, em autores como Solé (1998); PCN (2001)  e outros que enfatizam a leitura de forma colaborativa para que se torne algo essencial na aprendizagem e uma atividade onde o professor trabalhe não somente conceitos mais relações e significados que permitam com que o ensino do espanhol através da leitura esteja relacionada a valorização da língua estrangeira. O trabalho baseia-se ainda em uma perspectiva da formação e reflexão do ensino no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência. Quanto à metodologia, a pesquisa possuiu característica qualitativa, pois visa buscar o entendimento sobre a complexidade social e humana descrevendo as características dos objetos pesquisados. Tendo os questionários como coleta de dados.   Os resultados obtidos do trabalho revelam a importância de entender o processo de aquisição de conhecimento através da leitura decorrente do contexto , segundo os estímulos de cada disciplina em especial do processo de formação de língua estrangeira. Concluiu-se ainda  que com o estudo teórico e com os materiais de coleta de dados, que há uma desarticulação entre a teoria e a prática fazendo-se necessário que o professor utilize-se  não apenas das teorias durante as aulas, mas que utilize-se de uma variedade de ferramentas que ajudem na promoção e estimulo da leitura, adequando-os à diversidade e natureza das aprendizagens que possam colaborar no desenvolvimento dos conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO, ESPANHOL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_21_22_22_idinscrito_1595_3681e874793ccf99377595ac51920d38.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELEN BARROSO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WELEN BARROSO"
    "autor_email" => "welen_raylla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERR- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo pautou-se num estudo sobre o termo leitura e a prática educativa no contexto do ensino do espanhol e sobre a reflexão como instrumento indicador de caminhos metodológicos em busca da qualidade da aprendizagem. A motivação desse trabalho ainda é compreender o processo da leitura como forma de estímulo para o desenvolvimento do ensino de língua estrangeira e dos fenômenos existentes na concepção significativa de aluno através de uma abordagem construtiva das práticas de ensino do professor. O estudo fundamenta-se através de pesquisas bibliográficas, em autores como Solé (1998); PCN (2001) e outros que enfatizam a leitura de forma colaborativa para que se torne algo essencial na aprendizagem e uma atividade onde o professor trabalhe não somente conceitos mais relações e significados que permitam com que o ensino do espanhol através da leitura esteja relacionada a valorização da língua estrangeira. O trabalho baseia-se ainda em uma perspectiva da formação e reflexão do ensino no PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência. Quanto à metodologia, a pesquisa possuiu característica qualitativa, pois visa buscar o entendimento sobre a complexidade social e humana descrevendo as características dos objetos pesquisados. Tendo os questionários como coleta de dados. Os resultados obtidos do trabalho revelam a importância de entender o processo de aquisição de conhecimento através da leitura decorrente do contexto , segundo os estímulos de cada disciplina em especial do processo de formação de língua estrangeira. Concluiu-se ainda que com o estudo teórico e com os materiais de coleta de dados, que há uma desarticulação entre a teoria e a prática fazendo-se necessário que o professor utilize-se não apenas das teorias durante as aulas, mas que utilize-se de uma variedade de ferramentas que ajudem na promoção e estimulo da leitura, adequando-os à diversidade e natureza das aprendizagens que possam colaborar no desenvolvimento dos conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.