O presente trabalho desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, na cidade de Campina Grande-PB, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, tendo como objetivo principal trabalhar a Cartografia além dos parâmetros do livro didático com aulas expositivas e práticas, permitindo assim, o contato entre alunos, professores e ferramentas como o Google Earth, até então desconhecidos por alguns alunos. Dividido por etapas desde a apresentação até a culminância, com a confecção da maquete da escola criaram-se contextos para a percepção cartográfica no dia a dia onde se pode observar como a cartografia está inserida no cotidiano escolar e como pode influenciar na representação do espaço. Com o auxilio de mapas com escalas variadas observou-se como ela sofre variações mediantes as diferentes coordenadas geográficas presentes no território. Posteriormente utilizou-se as ferramentas do Google mapas mostrando as coordenadas da escola e os diferentes pontos da cidade capturados por imagens de satélites. No terceiro momento mediu-se a escola com o auxilio do professor da universidade onde trabalhou-se escalas adequando-as a uma folha de isopor para confecção da maquete do espaço interno escolar. A maquete promoveu a aproximação da turma para cartografar os diferentes pontos da escola de acordo com o olhar geográfico de cada um, sendo utilizada posteriormente como projeto da turma na Mostra Pedagógica da escola. Promoveu ainda, a interdisciplinaridade, principalmente com a disciplina de Matemática, onde a construção da maquete pôde unir a teoria com a prática, buscando um melhor entendimento sobre os conhecimentos cartográficos que por sua vez, são indispensáveis nas aulas de Geografia.