O seguinte trabalho tem o objetivo de discutir as vantagens em usar a música como uma ferramenta de apoio à saúde emocional, depois que o mundo vivenciou a pandemia do COVID-19, utilizando a literatura disponível existente relacionada a esse tema para o embasamento teórico. Procura-se relacionar a utilização da musicalidade como recurso nos processos educativos, reconhecendo sua contribuição nos processos interdisciplinares, cognitivos, e sua influência positiva no alcance do equilíbrio emocional e psíquico das pessoas após o período pandêmico, ocasionando em transtornos mentais, como depressão e ansiedade, entre outros. Serão apresentados dois programas e um projeto musical que compõem os projetos da Pró Reitoria de Extensão e Cultura- PROEXC da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, projetos estes que integram a comunidade acadêmica e a sociedade, com participação de voluntários, técnicos da universidade e estudantes. Através desse projeto muitos estudantes puderam sentir melhoria em sua saúde emocional devido à existência desse espaço dentro da universidade (inclusive a própria autora), além de promover a vivência de atividades musicais, artísticas e culturais através da Extensão Universitária, que resultou em integração e trocas de experiências entre estudantes de diversos cursos e com experiências musicais distintas, formando o Coro da UFRPE, que já tem mais de 50 anos de história, a Escola de Música Naná Vasconcelos, e o Musicalidade. Conclui-se que, embora através da música seja possível tornar tudo mais leve, simples e significativo, inclusive na sala de aula, esse ainda é um recurso pouco ou não utilizado, visto que, pelo seu uso associado ao lazer, muitos profissionais não a utilizam como ferramenta porque não a enxergam como sendo uma.