A aprendizagem baseada em jogos tem potencial para desenvolver nos estudantes a criatividade, motivação, demonstração, interpretação, identificação, elaboração, definição, ilustração, interesse, e o protagonismo fazendo do aluno o autor da aprendizagem e visando solucionar problemas ativamente por meios de atividades práticas e de profunda pesquisa, buscando trabalhar em grupos focados em capturar a atenção dos estudantes através de problemas do mundo real. Diante disso, nossa pesquisa tem como objetivo apresentar o jogo de tabuleiro como metodologia alternativa lúdica, para a aprendizagem da teoria dos conjuntos. Defendemos que esse caminho pode contribuir para ruptura da visão preconceituosa de que matemática é de difícil compreensão, além de apresentar uma alternativa para motivar a participação dos estudantes na disciplina. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-prático, em que predomina a abordagem qualitativa dos resultados. A prática pedagógica foi realizada em uma turma do 1° ano do Ensino Médio Regular da disciplina de Matemática, no 1° bimestre de 2023. 25 estudantes participaram da prática letiva. Para a coleta de dados utilizamos um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que os jogos interativos é uma ferramenta que pode auxiliar o professor nas suas práticas pedagógicas, facilitando a aprendizagem pelo alto grau de interação que se estabelece no processo. O elemento lúdico, presente no jogo, causa uma abertura para que os questionamentos sejam elaborados pelos estudantes de forma natural, pois procuram atingir os objetivos pretendidos na tentativa de vencer o torneio que se apresenta como desafio.