Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANIMES E/OU MANGÁS E MATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO EM ARTIGOS DISPONÍVEIS NO GOOGLE ACADÊMICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97655
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3999
    "inscrito_id" => 18233
    "titulo" => "ANIMES E/OU MANGÁS E MATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO EM ARTIGOS DISPONÍVEIS NO GOOGLE ACADÊMICO"
    "resumo" => "Os desenhos fazem parte do dia a dia das crianças e representam muitas vezes sentimentos ou situações do dia a dia. A matemática, por sua vez, também se faz presente nas situações diária das pessoas e das crianças. Com intuito de juntar essas temáticas nos propusemos a identificar e analisar os artigos que articulassem animes e/ou mangás com a matemática e que foram publicados nas primeiras páginas do site do Google Acadêmico. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa apoiada por uma revisão de literatura para as temáticas envolvidas. Os resultados mostraram nas cinco primeiras páginas do Google Acadêmico a existência de seis trabalhos sobre animes e/ou mangás e matemática, sendo três artigos, uma monografia, uma dissertação e um Guia de Oficinas para Professores de Matemática do 6.º Ano do Ensino Fundamental. Destes trabalhos, três deles foram construídos pela mesma autora: artigo, dissertação e o Guia. Deste modo, as análises dos três artigos encontrados indicaram que a utilização de animes e/ou mangás, além de ser uma ótima ferramenta para o ensino da Matemática, é igualmente importante para o ensino de outras disciplinas, inclusive, abrindo possibilidades para a interdisciplinaridade. Dentre os três trabalhos que foram analisados, dois utilizaram a pesquisa descritiva e um, a pesquisa bibliográfica como metodologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18233_TB3999_04102023210234.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANE SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Claudiane Silva"
    "autor_email" => "claudiane.silva115@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97655
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3999
    "inscrito_id" => 18233
    "titulo" => "ANIMES E/OU MANGÁS E MATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO EM ARTIGOS DISPONÍVEIS NO GOOGLE ACADÊMICO"
    "resumo" => "Os desenhos fazem parte do dia a dia das crianças e representam muitas vezes sentimentos ou situações do dia a dia. A matemática, por sua vez, também se faz presente nas situações diária das pessoas e das crianças. Com intuito de juntar essas temáticas nos propusemos a identificar e analisar os artigos que articulassem animes e/ou mangás com a matemática e que foram publicados nas primeiras páginas do site do Google Acadêmico. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa apoiada por uma revisão de literatura para as temáticas envolvidas. Os resultados mostraram nas cinco primeiras páginas do Google Acadêmico a existência de seis trabalhos sobre animes e/ou mangás e matemática, sendo três artigos, uma monografia, uma dissertação e um Guia de Oficinas para Professores de Matemática do 6.º Ano do Ensino Fundamental. Destes trabalhos, três deles foram construídos pela mesma autora: artigo, dissertação e o Guia. Deste modo, as análises dos três artigos encontrados indicaram que a utilização de animes e/ou mangás, além de ser uma ótima ferramenta para o ensino da Matemática, é igualmente importante para o ensino de outras disciplinas, inclusive, abrindo possibilidades para a interdisciplinaridade. Dentre os três trabalhos que foram analisados, dois utilizaram a pesquisa descritiva e um, a pesquisa bibliográfica como metodologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18233_TB3999_04102023210234.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANE SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Claudiane Silva"
    "autor_email" => "claudiane.silva115@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os desenhos fazem parte do dia a dia das crianças e representam muitas vezes sentimentos ou situações do dia a dia. A matemática, por sua vez, também se faz presente nas situações diária das pessoas e das crianças. Com intuito de juntar essas temáticas nos propusemos a identificar e analisar os artigos que articulassem animes e/ou mangás com a matemática e que foram publicados nas primeiras páginas do site do Google Acadêmico. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa apoiada por uma revisão de literatura para as temáticas envolvidas. Os resultados mostraram nas cinco primeiras páginas do Google Acadêmico a existência de seis trabalhos sobre animes e/ou mangás e matemática, sendo três artigos, uma monografia, uma dissertação e um Guia de Oficinas para Professores de Matemática do 6.º Ano do Ensino Fundamental. Destes trabalhos, três deles foram construídos pela mesma autora: artigo, dissertação e o Guia. Deste modo, as análises dos três artigos encontrados indicaram que a utilização de animes e/ou mangás, além de ser uma ótima ferramenta para o ensino da Matemática, é igualmente importante para o ensino de outras disciplinas, inclusive, abrindo possibilidades para a interdisciplinaridade. Dentre os três trabalhos que foram analisados, dois utilizaram a pesquisa descritiva e um, a pesquisa bibliográfica como metodologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.