Essa comunicação tem por objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com crianças em uma Escola de Tempo Integral do município de Palmas-TO, a proposta traz como foco a contação de histórias como uma prática pedagógica eficaz no desenvolvimento da leitura e da escrita dos pequenos. A proposta envolve uma interface entre Literatura e Arte). As crianças, em geral, têm muito interesse por histórias. Neste sentido o projeto cria um contexto, organização e pesquisa muito envolvente para elas, contribuindo, assim, para que se esforcem e se dediquem em todas as etapas do projeto. Durante as etapas da pesquisa e por meio das histórias ouvidas e (re)contadas, as crianças são levadas a pensar sobre diferentes temas presentes na Literatura, como a amizade, a morte, a verdade, a construção da identidade etc., busca-se durante a experiência, analisar em que medida a arte de contar histórias amplia os horizontes da reflexão ética e estética sobre os temas que permeiam a infância. Para tanto, como pressuposto metodológico ancora-se nas ideias de Gomes e Morais (2012) e em O narrador de Walter Benjamim (1994). Conforme etapas seguintes: 1) contação de história em estreita relação com as crianças, sugerindo debates e interação entre elas; 2) depois, momentos lúdicos com brincadeiras (SPOLIN, 2001), 3) a problematização em forma escrita, em que as crianças são estimuladas a organizarem o pensamento por meio do (re)contar suas histórias. A práxis com crianças em sala de aula apresenta um campo vasto para a práxis com histórias, entende que o aprender e o ensinar contando histórias na infância possibilita a reflexão da criança e o redimensionamento da prática pedagógica em função das experiências como possibilidade de formação humana em um ambiente intencionalmente preparado para despertar a imaginação, a curiosidade e a criatividade.