O presente trabalho é fruto de um relato de experiência realizado no primeiro semestre do ano 2022, vivenciada com as crianças de 03 anos, da creche Municipal Raimundo de Oliveira Leite, do município de Maués-Am. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras como contribuinte para o desenvolvimento das crianças, bem como observando a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças, conforme a BNCC. No percurso metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem fenomenológica, através das técnicas de coleta como observação participante e com auxílio dos instrumentos: caderno de campo, gravador de voz e a máquina fotográfica para que se pudesse interpretar as ações dos sujeitos nas rotinas diárias na Educação Infantil. Para realizar a pesquisa foi necessário o suporte teórico de vários pesquisadores dentre estes: Dornelles (2001), Freire (1999), Friedmann ( 2012), Kishimoto ( 1997), Oliveira ( 2002). A partir da análise de dados, foi possível ver a importância dos jogos e brincadeiras na formação das crianças, em que esses artefatos assumem como elementos propícios de aprendizagens, no que discorre no desenvolvimento físico, social e cultural, colocando a efetividade e o respeito sobre os direitos das crianças no âmbito da Instituição de Educação Infantil.