Apesar do avanço no uso de metodologias e ferramentas inovadoras na educação, ainda é comum um ensino tradicional e centrado no professor, o que limita a participação ativa e diversa dos alunos na construção do conhecimento. Isso pode ocorrer porque muitas das ferramentas tecnológicas disponíveis ainda não fazem parte do repertório de conhecimento e uso dos professores no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Por exemplo, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são muitas vezes deixadas de lado em favor de opções mais analógicas e tradicionais, o que pode resultar em desinteresse por parte dos alunos, que estão mais conectados com os avanços tecnológicos. Para combater essa realidade de desinteresse, os professores podem aproveitar os avanços no campo das TDIC e inserir ferramentas que tornem as avaliações mais dinâmicas e centradas no estudante. Um exemplo é o "Plickers", que pode ser usado para avaliar qualquer conteúdo. Este trabalho descreve a experiência de dois estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas ao aplicar essa ferramenta em diferentes turmas do Ensino Fundamental II em uma escola pública de Cabedelo-PB. Foi observado que o uso do Plickers tornou as avaliações mais interativas e menos intimidadoras, permitindo uma maior participação dos alunos na construção do conhecimento. Além disso, percebeu-se que o uso do Plickers poderia reduzir os custos de recursos da instituição escolar. Conclui-se, portanto, que a incorporação de ferramentas tecnológicas, como o Plickers, pode contribuir para transformar o processo de ensino-aprendizagem em uma abordagem mais centrada no estudante.