A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro que cobre cerca de 11% do território nacional, abrangendo todos os estados da região Nordeste do Brasil, além de parte do norte de Minas Gerais. Ela apresenta solo raso e pedregoso e uma biodiversidade adaptada às altas temperaturas e à baixa umidade. O bioma sofre com desmatamento, queimadas e técnicas de cultivo erradas que intensificam o seu processo de desertificação. Sendo o livro didático um dos principais recursos utilizados nas escolas brasileiras e depreendendo que a educação é peça-chave para a conservação desse bioma, este trabalho teve por objetivo analisar o conteúdo referente ao bioma Caatinga presente na Coleção Teláris, a qual é utilizada por alunos do Ensino Fundamental dos anos finais nas Escolas Públicas do Município de Cabedelo (PB). A análise das obras deu-se por meio de um protocolo desenvolvido pelos autores, o qual é segmentado em três grandes áreas: conteúdo teórico, recursos visuais e atividades. Os resultados mostram que a coleção poderia abordar com mais profundidade temas importantes acerca da Caatinga, como sua hidrografia, potencialidades econômicas e população. Com relação aos recursos visuais, seria interessante se a coleção utilizasse ilustrações que mostrassem o nível de conservação do bioma, corroborando para chamar a atenção dos alunos para a necessidade de conservá-lo. A coleção explorou satisfatoriamente as atividades, permitindo que, a partir delas, sejam realizadas ações interdisciplinares. Conclui-se que a obra analisada contempla de forma incipiente o conteúdo sobre a Caatinga, fazendo-se necessário que o professor complemente as aulas com outros recursos didáticos.