Esta pesquisa tem por objetivo apresentar o percurso das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) do Ceará desde o lançamento do Programa Brasil Profissionalizado, normatizado pelo Decreto Federal n.º 6.302/2007, responsável pelo apoio técnico e financeiro da política de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, até o Programa Ceará Educa Mais, regulamentado pela Lei Estadual n.º 17.572/2021, cuja finalidade está voltada para o aprimoramento dos resultados acadêmicos dos estudantes cearenses. Para a realização desse estudo, foram selecionadas as contribuições de autores como Cunha (2000, 2005); Kuenzer (2006); Ramos (2005, 2012, 2014, 2017); Frigotto (2011, 2012); Moura, Benachio (2021) assim como atos legislativos e documentos institucionais relativos à política de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional implementada nas EEEPs. Quanto ao método de pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, referenciando autores como Cellard (2008) e Gil (2010). Com esse estudo concluiu-se que a rede de EEEPs tem desafios significativos diante de uma complexa proposta de efetivação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, sendo relevante analisar o percurso dessas instituições desde o aligeirado processo de implantação até os desafios impostos pela pandemia da Covid-19; considerando as demandas de financiamento, as ações de formação docente voltadas para a priorização da integração curricular, a elaboração de material didático-pedagógico direcionado à formação profissional, a preparação para o mundo do trabalho e a (re)estruturação de espaços pedagógicos adequados para efetivação de uma formação ampla comprometida com a emancipação social e política dos estudantes cearenses.