Este artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino médio integrado na perspectiva da escola unitária a partir dos documentos norteadores para a educação profissional e tecnológica. A discussão caminha buscando os elementos da escola unitária que concebe a formação humana em sua totalidade, aproximando ao ensino médio integrado. Para os procedimentos de pesquisa, foi realizada a revisão da literatura e a análise de documentos. Foram investigados documentos emitidos pelo Ministério da Educação sobre a educação profissional, além da leitura da produção de estudiosos que se dedicam à investigação e produção teórica relacionada à formação que integra educação e trabalho. Conclui-se que os documentos norteadores apresentam o ensino médio integrado em uma perspectiva de formação humana integral do aluno defendida pela escola unitária. A formação para o mercado de trabalho e para uma formação propedêutica denunciam uma compreensão parcial ou inexistente dos princípios histórico, filosófico, pedagógico e político do ensino médio integrado, indo de encontro à perspectiva da escola unitária. Essa reflexão é importante às instituições e aos sujeitos envolvidos nos processos de ensino para que reconheçam os princípios da formação humana integral do aluno que regem o ensino médio integrado para que o currículo e a prática docente estejam nessa direção.