Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: A TECNOLOGIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTO PÓS-PANDEMIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95495 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 7766 "titulo" => "RECURSOS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: A TECNOLOGIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTO PÓS-PANDEMIA." "resumo" => "Este Resumo tem por objetivo apresentar resultados preliminares do Projeto “Recursos digitais em Educação: a tecnologia como estratégia de Ensino-aprendizagem em contexto pós-pandemia”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. O Projeto busca investir na implementação e treinamento de recursos tecnológicos no ambiente escolar a fim de oferecer aos estudantes o acesso à tecnologia com vistas a melhoria do processo de aprendizagem em uma Escola da Rede Municipal de Educação de Barra do Piraí - RJ. Para isso, compôs a organização de uma Sala Multimeios, que pode ser aproveitada a partir de diferentes perspectivas: a primeira ser um espaço de formação para o docente, ou seja, semanalmente há a realização de formações e/ou atendimento com profissional da área de Tecnologias, para ambientar o docente quanto a utilização; os equipamentos da sala podem ser utilizados nas ações pedagógicas propostas pelos docentes aos alunos. Há ainda, a possibilidade de utilização da Sala como laboratório para a produção de materiais pedagógicos, como podcast e vídeos. Nesse sentido, investir na criação de uma sala com recursos tecnológicos, bem como na melhoria das salas de aula com aparatos tecnológicos apresentam-se como soluções para dirimir as disparidades que foram diagnosticadas entre o universo de alunos da unidade de ensino. Ainda de forma empírica, observa a motivação dos docentes em participar das atividades formativas, bem como repensar suas práticas pedagógicas.Este Resumo tem por objetivo apresentar resultados preliminares do Projeto “Recursos digitais em Educação: a tecnologia como estratégia de Ensino-aprendizagem e" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7766_TB1122_02052023102234.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDO FELIPE BERNARDO" "autor_nome_curto" => "GILDO" "autor_email" => "bernardo.gildo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95495 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 7766 "titulo" => "RECURSOS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: A TECNOLOGIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTO PÓS-PANDEMIA." "resumo" => "Este Resumo tem por objetivo apresentar resultados preliminares do Projeto “Recursos digitais em Educação: a tecnologia como estratégia de Ensino-aprendizagem em contexto pós-pandemia”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. O Projeto busca investir na implementação e treinamento de recursos tecnológicos no ambiente escolar a fim de oferecer aos estudantes o acesso à tecnologia com vistas a melhoria do processo de aprendizagem em uma Escola da Rede Municipal de Educação de Barra do Piraí - RJ. Para isso, compôs a organização de uma Sala Multimeios, que pode ser aproveitada a partir de diferentes perspectivas: a primeira ser um espaço de formação para o docente, ou seja, semanalmente há a realização de formações e/ou atendimento com profissional da área de Tecnologias, para ambientar o docente quanto a utilização; os equipamentos da sala podem ser utilizados nas ações pedagógicas propostas pelos docentes aos alunos. Há ainda, a possibilidade de utilização da Sala como laboratório para a produção de materiais pedagógicos, como podcast e vídeos. Nesse sentido, investir na criação de uma sala com recursos tecnológicos, bem como na melhoria das salas de aula com aparatos tecnológicos apresentam-se como soluções para dirimir as disparidades que foram diagnosticadas entre o universo de alunos da unidade de ensino. Ainda de forma empírica, observa a motivação dos docentes em participar das atividades formativas, bem como repensar suas práticas pedagógicas.Este Resumo tem por objetivo apresentar resultados preliminares do Projeto “Recursos digitais em Educação: a tecnologia como estratégia de Ensino-aprendizagem e" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7766_TB1122_02052023102234.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDO FELIPE BERNARDO" "autor_nome_curto" => "GILDO" "autor_email" => "bernardo.gildo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este Resumo tem por objetivo apresentar resultados preliminares do Projeto “Recursos digitais em Educação: a tecnologia como estratégia de Ensino-aprendizagem em contexto pós-pandemia”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. O Projeto busca investir na implementação e treinamento de recursos tecnológicos no ambiente escolar a fim de oferecer aos estudantes o acesso à tecnologia com vistas a melhoria do processo de aprendizagem em uma Escola da Rede Municipal de Educação de Barra do Piraí - RJ. Para isso, compôs a organização de uma Sala Multimeios, que pode ser aproveitada a partir de diferentes perspectivas: a primeira ser um espaço de formação para o docente, ou seja, semanalmente há a realização de formações e/ou atendimento com profissional da área de Tecnologias, para ambientar o docente quanto a utilização; os equipamentos da sala podem ser utilizados nas ações pedagógicas propostas pelos docentes aos alunos. Há ainda, a possibilidade de utilização da Sala como laboratório para a produção de materiais pedagógicos, como podcast e vídeos. Nesse sentido, investir na criação de uma sala com recursos tecnológicos, bem como na melhoria das salas de aula com aparatos tecnológicos apresentam-se como soluções para dirimir as disparidades que foram diagnosticadas entre o universo de alunos da unidade de ensino. Ainda de forma empírica, observa a motivação dos docentes em participar das atividades formativas, bem como repensar suas práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.