O artigo apresenta aspectos constituintes da educação popular (EP) na práxis da juventude. Trata-se de um estudo que apresenta as experiências de cidadania vivenciadas por um grupo de jovens protagonistas da ONG Associação Comunitária Nova Vida (ACNV), no município de Sapé na Paraíba. O objetivo central é apresentar os espaços de participação cidadã os quais os jovens participam e contribuem para o seu protagonismo juvenil nas lutas e organizações sociais no município de Sapé O caminho investigativo adotado foi o da sistematização de experiências, em que entrevistas semiestruturadas foram a estratégia para operacionalizar os dados. O quadro síntese releva um traço em comum: todos os entrevistados informaram ter o educador popular Paulo Freire como referência de inspiração em suas práticas. As definições acerca da EP tocaram prioritariamente as constituintes da Educação popular: o diálogo, o educador, o(s) saber(es) e a realidade. Assim, coletamos dados que evidenciam as categorias fundamentais da Educação Popular presentes nas ações de Protagonismo Juvenil na ONG ACNV.