Esta pesquisa se propôs investigar como o uso da ferramenta audiodescrição pode contribuir na aprendizagem dos acadêmicos com deficiência visual do curso de Pedagogia no Centro de Estudos Superiores de Parintins/Am. A audiodescrição é um recurso que auxilia na aprendizagem dos alunos com deficiência visual, visando a autonomia e compreensão nas atividades audiovisuais atribuídas em sala de aula, tendo em vista que a universidade não dispõe de recursos didáticos necessários e de espaço acessível para a inclusão desses acadêmicos. A ferramenta audiodescrição serve como auxílio nas práticas de sala de aula, esse recurso de acessibilidade amplia a percepção e o entendimento dos alunos com deficiência visual, é um instrumento de mediação que pode contribuir na participação mais completa nas múltiplas atividades, que possam acontecer em sala de aula, podendo transformar em informação sonora tudo aquilo que não é visualizado. Neste trabalho se optou pelo tipo de pesquisa qualitativa, e a abordagem dialética guiará o caminho desta pesquisa, pois a corrente dialética tem como parâmetro o pensamento crítico do pesquisador, ou seja, no contexto atual aguça-se o vigor analítico das teorias críticas, possuindo consigo uma visão de mundo natural e social. Os procedimentos e técnicas utilizados foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e os registros de áudio. Os teóricos estudados para o embasamento na escrita foram Vergara (2011), Vargas (2006), Bersch (2008), Chizzotti (2003), Marconi e Lakatos (2007), entre outros. A ferramenta audiodescrição possibilita aos acadêmicos com deficiência visual a possibilidade de adquirir conhecimentos mediante ao auxílio desse recurso didático, como também facilita a aprendizagem desses estudantes.