A formação de um professor alfabetizador é de importância ímpar frente aos atuais dados de analfabetismo no Brasil. Compreendidos como experiências de práticas de linguagem, os processos de alfabetização, em princípios de discursividade, se constroem como uma resposta possível para o diálogo entre as subjetividades e as desiguais realidades vividas pelos estudantes. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo descrever o Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro como espaço diferenciado de formação docente voltado para os modos individuais de representação no ensino e na aprendizagem, nos processos de alfabetização. Para tanto, adotou-se como metodologia um estudo de base teórico-prática. A estrutura do artigo destacará duas seções em diálogo. A primeira tratará da perspectiva discursiva de linguagem, como princípio para a produção de sentidos na alfabetização. Na segunda seção será apresentada a experiência no Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento como espaço complementar de formação de alfabetizadores para a diversidade, bem como atividades que relacionam os conhecimentos científico-pedagógicos ao cotidiano escolar. Conclui-se que este espaço de formação complementar se constitui como principal ferramenta para a construção de um profissional capaz de alinhar sua prática nos espaços de ensino e aprendizagem com os preceitos de sua formação teórica.