Introdução: Desde o advento e implantação cultural em nível mundializado, da internet, os povos indígenas passaram a se mobilizar para a utilização das novas ferramentas tecnológicas de comunicação. Dentre vários aspectos da necessidade dessa utilização destaca-se o fato de que a apropriação da internet. A partir de pressupostos teóricos estruturados na observação das relações entre literatura, arte e mídia, as quais configuram a linha do grupo em que estamos inseridos na Universidade Estadual do Tocantins, pretende-se, nesse estudo, descrever especificidades temáticas e estruturais de narrativas indígenas que se apresentam em suporte digital .Material e Metodologia: Selecionamos duas narrativas indígenas com o objetivo específico de realizar leitura e análise de aspectos temáticos e formais de tais narrativas. São elas: o jogo eletrônico Huni Kuin - Os caminhos da Jiboia, produzido Guilherme Pinho Meneses com a participação de membros do povo indígena Kaxinawá, do Acre, e o filme curto Metamorfose, que faz parte da série de filmes curtos intitulada Flecha, coordenada por Ailton Krenak, baseado em conhecimentos do povo Tukano, veiculado pelo Youtube. Referencial: Nossas análises das temáticas indígenas é embasada pelos pensamentos teóricos de Ailton Krenak e Viveiros de Castro e nossas análises formais seguem o método da teoria literária, especialmente os ensinamentos de Antônio Cândido quanto à relação das estruturas formais narrativas, seus símbolos e sua relação com a dimensão histórico-social. Os elementos visuais e audiovisuais pelo processo de “Image Watching", ensinado por Robert William Ott como forma de leitura em arte. Resultados e Discussão: Durante os estudos percebe-se que os valores de preservação da vida e da natureza, nitidamente associados à visão de mundo indígena, devem agora ser vistos como algo longe do rótulo de “primitivos” pela sociedade contemporânea, pois combinam a mais avançada tecnologia em sua divulgação, com os valores mais fundamentais, ou “tradicionais”.