A leitura é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico de crianças em idade escolar. No entanto, muitas vezes, ela pode ser vista como uma tarefa tediosa e cansativa, especialmente para aqueles alunos que ainda estão em processo inicial de aprendizagem. Nesse contexto, a utilização de jogos digitais pode ser uma ferramenta eficaz para incentivar a leitura de forma lúdica e divertida, principalmente no ensino fundamental. E o presente trabalho, que é resultado de um projeto integrador construído no IFRN/Campus Avançado Parelhas, envolvendo as áreas de informática, língua portuguesa e filosofia, discute a utilização de jogos digitais como ferramenta para incentivar a leitura em crianças do ensino fundamental. O trabalho objetiva ainda relatar as ações e experiências provenientes das atividades de promoção da leitura, com crianças do ensino fundamental, por meio da utilização de jogos digitais. As intervenções de incentivo à leitura foram realizadas com estudantes do ensino fundamental da Unidade Escolar I José Adonis, situada na Comunidade Cachoeira, localizada na zona rural do município de Parelhas-RN. A prática de leitura ocorreu pela análise de contos e narrativas da mitologia grega e romana, baseados principalmente nos livros As 100 Melhores Histórias da Mitologia: deuses, heróis, monstros e guerras da tradição greco-romana, de autoria de A.S. Franchini e Carmen Seganfredo, As Grandes Histórias da Mitologia Greco-romana, de A.S. Franchini, e com auxílio dos aplicativos Kahoot e Ler é Preciso. O trabalho pretende ainda descrever o desenvolvimento das crianças observado durante as atividades de leitura, visando evidenciar benefícios reais permitidos pela utilização de jogos digitais para incentivar à leitura, tornando, inclusive, o processo de aprendizagem ainda mais divertido e atrativo.