Este artigo apresenta o resultado de um trabalho desenvolvido pelos residentes do Programa Residência Pedagógica, da Universidade Estadual de Roraima UERR/CAPES, com alunos da 2° série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Militarizado Professor Severino Gonçalo Gomes Cavalcante, do município de Boa Vista-RR. O trabalho teve como proposta a elaboração de histórias em quadrinhos a partir de determinados temas históricos, (A colonização inglesa na América do Norte e Revolução Francesa). Classificado como a nona arte, a HQ é um ótimo recurso pedagógico para as diversas áreas de ensino. Os alunos participaram de uma oficina que foi dividida em duas partes: teórica e prática. Na primeira parte, os discentes aprenderam sobre os elementos básicos para a confecção de HQs: requadro, calhas, balões, ideia de movimento, onomatopeia e narrativa visual. Na segunda parte, os alunos treinaram a produção de roteiros. Após a oficina, os residentes e a professora da disciplina auxiliaram os alunos no processo de produção dos gibis, principalmente na criação de personagens e elaboração dos roteiros. O resultado se mostrou satisfatório, pois os discentes tiveram a liberdade de, respeitando os acontecimentos históricos, adaptarem o conteúdo para uma linguagem mais familiar, utilizando em seus quadrinhos falas e gírias da atualidade. Além disso, a produção de quadrinhos funcionou como um termômetro para o professor avaliar se seus métodos de ensino estão garantindo que os estudantes alcancem os objetivos que foram traçados no planejamento de aula, além de facilitar a identificação das dificuldades de aprendizagem de cada aluno.