Este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições da Neurociência nas práticas pedagógicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na modalidade de Educação a Distância; através de estudo de caso. Assim, tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O tema justifica-se em decorrência das mudanças abruptas que a sociedade contemporânea tem vivido em relação à revolução tecnológica que modifica o pensar, o sentir, o fazer e o próprio sistema educacional. Guimarães (2011) enfatiza o surgimento de um novo perfil de alunos que demanda adequações da prática pedagógica dos professores. O problema deste trabalho questiona o porquê dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental apresentarem dificuldades em ensinar de forma significativa utilizando os conhecimentos da neurociência no sistema de educação a distância. A metodologia está caracterizada como bibliográfica, qualitativa e exploratória através de um estudo de caso com entrevista a uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual no município de Campos dos Goytacazes/RJ, público alvo deste trabalho. Os autores utilizados foram: Demo (2000), Litto e Formiga (2011), Cosenza e Guerra (2011), Relvas (2021), Grossi e Borja (2016) dentre outros; além de leis e diretrizes curriculares.