Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EAD E A NEUROCIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVOLUÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições da Neurociência nas práticas pedagógicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na modalidade de Educação a Distância; através de estudo de caso. Assim, tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O tema justifica-se em decorrência das mudanças abruptas que a sociedade contemporânea tem vivido em relação à revolução tecnológica que modifica o pensar, o sentir, o fazer e o próprio sistema educacional. Guimarães (2011) enfatiza o surgimento de um novo perfil de alunos que demanda adequações da prática pedagógica dos professores. O problema deste trabalho questiona o porquê dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental apresentarem dificuldades em ensinar de forma significativa utilizando os conhecimentos da neurociência no sistema de educação a distância. A metodologia está caracterizada como bibliográfica, qualitativa e exploratória através de um estudo de caso com entrevista a uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual no município de Campos dos Goytacazes/RJ, público alvo deste trabalho. Os autores utilizados foram: Demo (2000), Litto e Formiga (2011), Cosenza e Guerra (2011), Relvas (2021), Grossi e Borja (2016) dentre outros; além de leis e diretrizes curriculares.

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