Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO GEOGEBRA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98696
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5341
    "inscrito_id" => 13952
    "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O acelerado avanço no desenvolvimento tecnológico ocorrido nos últimos anos, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), tornam-se a cada dia um instrumento que permite auxiliar a praticamente todos os campos da atividade humana. Diante desse avanço e importância social, as tecnologias devem adquirir cada vez mais relevância também no cenário educativo, considerando não apenas a modernização das instituições escolares, mas também as mudanças no modelo pedagógico. Sendo assim, o uso de softwares no processo de ensino e aprendizagem tem possibilitado propostas pedagógicas atrativas para os estudantes. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo mostrar para os professores como o software Geogebra pode ser utilizado no ensino do conteúdo de funções no ensino médio. Com isso, foi realizada uma pesquisa de campo com os professores de matemática de uma escola estadual da cidade de Angicos/RN. Inicialmente foi realizado um minicurso com os professores para mostrar o software e suas aplicações no ensino de função afim, função quadrática, função modular, função exponencial e função logarítmica. Depois da aplicação do minicurso foi realizado um questionário com os professores. Através dos questionários foi possível identificar que os professores não utilizavam o software nas aulas e conseguiram ver a importância desse recurso no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13952_TB5341_06092023021153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTUNES FRANÇA EDUARDO"
    "autor_nome_curto" => "ANTUNES EDUARDO"
    "autor_email" => "antunesfilho1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98696
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5341
    "inscrito_id" => 13952
    "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O acelerado avanço no desenvolvimento tecnológico ocorrido nos últimos anos, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), tornam-se a cada dia um instrumento que permite auxiliar a praticamente todos os campos da atividade humana. Diante desse avanço e importância social, as tecnologias devem adquirir cada vez mais relevância também no cenário educativo, considerando não apenas a modernização das instituições escolares, mas também as mudanças no modelo pedagógico. Sendo assim, o uso de softwares no processo de ensino e aprendizagem tem possibilitado propostas pedagógicas atrativas para os estudantes. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo mostrar para os professores como o software Geogebra pode ser utilizado no ensino do conteúdo de funções no ensino médio. Com isso, foi realizada uma pesquisa de campo com os professores de matemática de uma escola estadual da cidade de Angicos/RN. Inicialmente foi realizado um minicurso com os professores para mostrar o software e suas aplicações no ensino de função afim, função quadrática, função modular, função exponencial e função logarítmica. Depois da aplicação do minicurso foi realizado um questionário com os professores. Através dos questionários foi possível identificar que os professores não utilizavam o software nas aulas e conseguiram ver a importância desse recurso no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13952_TB5341_06092023021153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTUNES FRANÇA EDUARDO"
    "autor_nome_curto" => "ANTUNES EDUARDO"
    "autor_email" => "antunesfilho1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O acelerado avanço no desenvolvimento tecnológico ocorrido nos últimos anos, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), tornam-se a cada dia um instrumento que permite auxiliar a praticamente todos os campos da atividade humana. Diante desse avanço e importância social, as tecnologias devem adquirir cada vez mais relevância também no cenário educativo, considerando não apenas a modernização das instituições escolares, mas também as mudanças no modelo pedagógico. Sendo assim, o uso de softwares no processo de ensino e aprendizagem tem possibilitado propostas pedagógicas atrativas para os estudantes. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo mostrar para os professores como o software Geogebra pode ser utilizado no ensino do conteúdo de funções no ensino médio. Com isso, foi realizada uma pesquisa de campo com os professores de matemática de uma escola estadual da cidade de Angicos/RN. Inicialmente foi realizado um minicurso com os professores para mostrar o software e suas aplicações no ensino de função afim, função quadrática, função modular, função exponencial e função logarítmica. Depois da aplicação do minicurso foi realizado um questionário com os professores. Através dos questionários foi possível identificar que os professores não utilizavam o software nas aulas e conseguiram ver a importância desse recurso no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.