O acelerado avanço no desenvolvimento tecnológico ocorrido nos últimos anos, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), tornam-se a cada dia um instrumento que permite auxiliar a praticamente todos os campos da atividade humana. Diante desse avanço e importância social, as tecnologias devem adquirir cada vez mais relevância também no cenário educativo, considerando não apenas a modernização das instituições escolares, mas também as mudanças no modelo pedagógico. Sendo assim, o uso de softwares no processo de ensino e aprendizagem tem possibilitado propostas pedagógicas atrativas para os estudantes. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo mostrar para os professores como o software Geogebra pode ser utilizado no ensino do conteúdo de funções no ensino médio. Com isso, foi realizada uma pesquisa de campo com os professores de matemática de uma escola estadual da cidade de Angicos/RN. Inicialmente foi realizado um minicurso com os professores para mostrar o software e suas aplicações no ensino de função afim, função quadrática, função modular, função exponencial e função logarítmica. Depois da aplicação do minicurso foi realizado um questionário com os professores. Através dos questionários foi possível identificar que os professores não utilizavam o software nas aulas e conseguiram ver a importância desse recurso no processo de ensino e aprendizagem.