Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO MUSICAL EM PROJETOS DE AÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS AULAS NA ORQUESTRA FILARMÔNICA DA ONG CEFEC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100356
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7537
    "inscrito_id" => 14985
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MUSICAL EM PROJETOS DE AÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS AULAS NA ORQUESTRA FILARMÔNICA DA ONG CEFEC"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de um estudo de caso desenvolvido na organização não governamental (ONG) Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC), situada na cidade de Santa Rita – PB. ONG esta que tem como público alvo crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade social e promove, além de cursos profissionalizantes, o trabalho de democratização da cultura por meio dos cursos de música e dança. O estudo teve como objetivo compreender como se dão as práticas de educação musical na ONG e quais as nuances que a envolvem nesse contexto. A pesquisa, de caráter qualitativo, adotou enquanto instrumentos para a coleta de dados a observação, a partir do acompanhamento de 3 aulas de ensino de música, e entrevistas semiestruturadas direcionadas ao professor de ensino de música e a dois alunos da organização, que foram escolhidos mediante o critério de maior tempo de participação no projeto. Para embasar a análise dos dados coletados, utilizamos como aporte teórico os estudos de FREIRE (1967); FREIRE (1987); KATER (2004) e SANTOS (2007). No decorrer das visitas e mediante as entrevistas, observou-se especificidades metodológicas adotadas pelo professor para o desenvolvimento das práticas de educação musical frente as necessidades formativas dos participantes do projeto e os desafios presentes no seu desenvolvimento. Identificou-se quais as motivações elencadas pelos participantes para a continuidade no projeto e quais as contribuições que ele traz a eles. Evidenciou-se a intencionalidade do projeto em promover, articulado ao ensino da música, o desenvolvimento integral de seus participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14985_TB7537_04102023004502.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL MATHEUS SILVA DE SOUZA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Daniel Araújo"
    "autor_email" => "d97.araujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100356
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7537
    "inscrito_id" => 14985
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MUSICAL EM PROJETOS DE AÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS AULAS NA ORQUESTRA FILARMÔNICA DA ONG CEFEC"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de um estudo de caso desenvolvido na organização não governamental (ONG) Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC), situada na cidade de Santa Rita – PB. ONG esta que tem como público alvo crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade social e promove, além de cursos profissionalizantes, o trabalho de democratização da cultura por meio dos cursos de música e dança. O estudo teve como objetivo compreender como se dão as práticas de educação musical na ONG e quais as nuances que a envolvem nesse contexto. A pesquisa, de caráter qualitativo, adotou enquanto instrumentos para a coleta de dados a observação, a partir do acompanhamento de 3 aulas de ensino de música, e entrevistas semiestruturadas direcionadas ao professor de ensino de música e a dois alunos da organização, que foram escolhidos mediante o critério de maior tempo de participação no projeto. Para embasar a análise dos dados coletados, utilizamos como aporte teórico os estudos de FREIRE (1967); FREIRE (1987); KATER (2004) e SANTOS (2007). No decorrer das visitas e mediante as entrevistas, observou-se especificidades metodológicas adotadas pelo professor para o desenvolvimento das práticas de educação musical frente as necessidades formativas dos participantes do projeto e os desafios presentes no seu desenvolvimento. Identificou-se quais as motivações elencadas pelos participantes para a continuidade no projeto e quais as contribuições que ele traz a eles. Evidenciou-se a intencionalidade do projeto em promover, articulado ao ensino da música, o desenvolvimento integral de seus participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14985_TB7537_04102023004502.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL MATHEUS SILVA DE SOUZA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Daniel Araújo"
    "autor_email" => "d97.araujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho é resultado de um estudo de caso desenvolvido na organização não governamental (ONG) Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC), situada na cidade de Santa Rita – PB. ONG esta que tem como público alvo crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade social e promove, além de cursos profissionalizantes, o trabalho de democratização da cultura por meio dos cursos de música e dança. O estudo teve como objetivo compreender como se dão as práticas de educação musical na ONG e quais as nuances que a envolvem nesse contexto. A pesquisa, de caráter qualitativo, adotou enquanto instrumentos para a coleta de dados a observação, a partir do acompanhamento de 3 aulas de ensino de música, e entrevistas semiestruturadas direcionadas ao professor de ensino de música e a dois alunos da organização, que foram escolhidos mediante o critério de maior tempo de participação no projeto. Para embasar a análise dos dados coletados, utilizamos como aporte teórico os estudos de FREIRE (1967); FREIRE (1987); KATER (2004) e SANTOS (2007). No decorrer das visitas e mediante as entrevistas, observou-se especificidades metodológicas adotadas pelo professor para o desenvolvimento das práticas de educação musical frente as necessidades formativas dos participantes do projeto e os desafios presentes no seu desenvolvimento. Identificou-se quais as motivações elencadas pelos participantes para a continuidade no projeto e quais as contribuições que ele traz a eles. Evidenciou-se a intencionalidade do projeto em promover, articulado ao ensino da música, o desenvolvimento integral de seus participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.