O presente trabalho é resultado de um estudo de caso desenvolvido na organização não governamental (ONG) Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC), situada na cidade de Santa Rita – PB. ONG esta que tem como público alvo crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade social e promove, além de cursos profissionalizantes, o trabalho de democratização da cultura por meio dos cursos de música e dança. O estudo teve como objetivo compreender como se dão as práticas de educação musical na ONG e quais as nuances que a envolvem nesse contexto. A pesquisa, de caráter qualitativo, adotou enquanto instrumentos para a coleta de dados a observação, a partir do acompanhamento de 3 aulas de ensino de música, e entrevistas semiestruturadas direcionadas ao professor de ensino de música e a dois alunos da organização, que foram escolhidos mediante o critério de maior tempo de participação no projeto. Para embasar a análise dos dados coletados, utilizamos como aporte teórico os estudos de FREIRE (1967); FREIRE (1987); KATER (2004) e SANTOS (2007). No decorrer das visitas e mediante as entrevistas, observou-se especificidades metodológicas adotadas pelo professor para o desenvolvimento das práticas de educação musical frente as necessidades formativas dos participantes do projeto e os desafios presentes no seu desenvolvimento. Identificou-se quais as motivações elencadas pelos participantes para a continuidade no projeto e quais as contribuições que ele traz a eles. Evidenciou-se a intencionalidade do projeto em promover, articulado ao ensino da música, o desenvolvimento integral de seus participantes.