Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O EQUILÍBRIO TÉRMICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CALORÍMETROS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma atividade experimental na disciplina de Laboratório de Fluídos e Termodinâmica da grade curricular do curso de Licenciatura em Física pelo IFRN-campus Santa Cruz. O presente trabalho descreve uma experiência envolvendo dois calorímetros com fabricações diferentes, o primeiro calorímetro utilizado é industrial, e o segundo é de confecção caseira, e o objeto de estudo foram dois corpos de água, um frio e um quente, em recipientes separados, em seguida, ambos foram misturados com intuito de se averiguar a temperatura de equilíbrio quando os dois corpos atingem a mesma temperatura, visando discutir conceitos de transferência de calor, equilíbrio térmico e eficiência do calorímetro na prática. A eficiência dos calorímetros foi quantificada através de uma equação que calcula a capacidade do dispositivo em reter o calor e minimizar as perdas para o ambiente externo durante o experimento, determinando o quão próximo o valor obtido no experimento está do valor teórico, onde, o valor teórico é determinado pela equação fundamental da calorimetria. Os resultados constaram que no calorímetro industrial a temperatura de equilíbrio foi de 35 °C, e o valor teórico foi de 36,4 °C, houve uma diferença entre o valor obtido experimentalmente e o valor teórico, o erro percentual foi 3,84%, enquanto o segundo calorímetro, de confecção caseira, a temperatura experimental de equilíbrio equivaleu a 37°C, e o valor teórico obtido foi de 36,25 °C também houve diferença entre o valor experimental e o teórico, e o erro percentual foi de 2%. Logo, o calorímetro de fabricação industrial apresentou um erro percentual maior comparado ao calorímetro fabricado com materiais de baixo custo. Espera-se que o presente material contendo as etapas, conceitos e equações possa servir de inspiração para que outros profissionais possam aplicar o experimento em sala de aula.

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